X
X

Diário da Região

26/04/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Novas eleições, por que não?

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Os quatro elementos da natureza são duais, sem exceção. Os 512 elementos que compõem a Câmara Federal, não, com raríssimas exceções.

Na natureza, o mesmo fogo que aquece, queima. A mesma água que sacia, afoga. O mesmo ar que oxigena, destrói. E a mesma terra que produz, sepulta.

Em Brasília, pudemos apreciar em “espontânea cadeia midiática nacional” que os deputados não são duais, são unívocos: o mesmo deputado que oferece seu voto à mãe, à filha ou à vovozinha, votaria nele próprio para a presidência da República, caso isso fosse possível.

Naquela “festa cívica da moralidade nacional”, ao invocarem em “suas” declarações de votos a “sua” família, o “seu” bairro, a “sua” cidade, o “seu” Estado, a “sua” associação, os “seus” amigos, a “sua” curriola ou “seu” bando, demonstraram à nação e ao mundo que não estão lá pensando muito nas coisas dos outros, como democracia, por exemplo.

Por definição, político quer dizer homem público. Isto é, aquele que lida com a res pública, ou a coisa pública. Cá entre nós, observando aqueles pesadelos (como mencionou Simão), de “gravata abóbora, cabelo tingido e capa verde e amarela de super-herói rodando”, você consegue vislumbrar alguém interessado no bem público?

Quero crer que um jurista do peso de um Hélio Bicudo não se equivocou ao entregar a esses homens o pedido de impeachment da presidente Rousseff. É impossível de se imaginar que, cercada como esteve durante todos esses anos por homens e mulheres idênticos a esses que pudemos assistir na televisão naquele domingo, ela não foi omissa com a condução do mesmo bem público. Passarinho que dorme com morcego acorda de cabeça pra baixo, diria o meu (o seu, o nosso) finado avô.

Ainda que não tenha pessoalmente extraído o petróleo desse poço, Dilma parece ter esquecido a bomba aberta, para que outros enchessem o tanque. Porém, nesse devir, com a condução do País que visualizamos e o perdão do trocadilho, temos muito a temer.

A dobradinha peemedebista Temer-Cunha, reunida em gloriosa aliança com o PP, parte do PSDB, do PSB e do PR, superam partidariamente, em quantidade, os milhões distribuídos pelas empreiteiras ao PT, o partido campeão na modalidade, segundo os dados da não menos “curiosa” Operação Lava Jato. Socorro!

Cidadãos comuns, podemos acreditar que o caminho menos traumático para nosso País é o das ruas, por meio da união do Movimento Brasil Livre com o MST. De palmeirenses e corintianos. MCB com a CUT. Sogras com noras. Carnívoros e vegetarianos. Audaxianos e santistas. Enfim, todos “unidos num só coração” e num só propósito: o de começar do zero!

Uma nova eleição, que preferencialmente exclua todos os ficha-sujas, citados e praticantes de e em operações espúrias. Não precisamos dos personagens das novelas de Dias Gomes ou dos programas de Chico Anísio, ao menos fora da ficção...

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso