X
X

Diário da Região

22/03/2016 - 00h00min

Artigo

No Dia Mundial da Água, Rio Preto tem motivos para comemorar

Artigo

Sérgio Isso/Arquivo A tucana Ivani Vaz de Lima, que deve ser indicada novamente para o cargo de vice-prefeita
A tucana Ivani Vaz de Lima, que deve ser indicada novamente para o cargo de vice-prefeita

No último sábado, Rio Preto comemorou 164 anos de fundação. A ligação da nossa cidade com a água vem desde o seu nascimento, recebendo em seu batismo o nome de um rio. Poucas cidades têm esse privilégio de carregar em sua origem um dos mais importantes elementos da natureza, a água. Quando tentaram mudar o nome da cidade para Iboruna, a população rejeitou a proposta, valorizando assim o manancial que muitos anos depois foi represado, dando origem a uma obra pioneira no interior do Brasil, o Palácio das Águas.

Quem visita o Palácio (hoje ETA) vê a importância, que há 60 anos, a população e autoridades já reconheciam na água. Ali, um poema imortalizado na parede tem por nome “Honrando a quem de direito-Água- Líquido precioso”. As antigas gerações nos deixaram bons exemplos e a responsabilidade de fazermos sempre o melhor.

Sem deixar de lado a preocupação constante para acompanhar a demanda crescente da cidade, hoje, Dia Mundial da Água, podemos dizer com segurança que Rio Preto tem motivos para comemorar.

Os investimentos feitos pelo Semae na ampliação da capacidade de captação, tratamento e distribuição da água produzida na ETA; investimentos na perfuração de novos poços e na manutenção daqueles existentes; na construção de novos reservatórios e na priorização de levar água de qualidade para os novos Residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, tem recebido o reconhecimento da população e de órgãos especializados de fora.

A secretaria estadual de Meio Ambiente acaba de divulgar resultado de avaliação feita em 2015, em 410 cidades paulistas, através do Programa Município Verde Azul, onde foram analisados dez itens que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população.

Entre eles estão a qualidade da água consumida pela população e a eficiência e abrangência do serviço de coleta, afastamento e tratamento do esgoto. A água captada, tratada e distribuída pelo Semae obteve em uma escala de zero a dez, a nota máxima: 10, já o nosso serviço de esgoto, cuja nota máxima era 12, alcançou 11,99.

Ainda sobre a água, os especialistas levaram em conta, além da qualidade, ações de uso racional e de redução de perdas no sistema de abastecimento. A qualidade do trabalho desenvolvido pelo Semae foi determinante para que São José do Rio Preto subisse 64 pontos no ranking do Município Verde Azul, passando da 71ª posição em 2015 para a 17ª posição em 2016.

É importante lembrar que um serviço eficiente de esgoto, além de impedir que nossos rios e afluentes recebam resíduos poluentes a céu aberto, tem no final do processo desenvolvido pela ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, o compromisso de devolver ao rio Preto água com o máximo de limpeza possível.

Portanto, água é saúde, água é vida. Entre as conquistas recentes que tivemos a alegria de dividir com nossa equipe, destaco o programa de devolução à natureza de árvores que os projetos de água e esgoto, às vezes obrigam a retirada. O Semae devolveu ao ambiente 25 mil mudas de várias espécies de árvores, recompondo a mata ciliar do córrego do Cedro, nas imediações de Engenheiro Schmitt. A arborização contribuiu para a recuperação e surgimento de cinco nascentes detectadas até agora. Nascentes que alimentam o córrego do Cedro, que por sua vez alimenta o Rio Preto, que alimenta a ETA, que leva água de qualidade até a sua casa. É o rio que nos empresta o nome e nos dá vida.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso