X
X

Diário da Região

19/02/2015 - 01h22min

 

Na contramão do Brasil

 

Não é segredo que o País esteja passando por um momento de turbulência, principalmente quando se fala em política e economia. O cenário econômico acompanha o político, também imerso em uma crise de credibilidade e governança, afetando diretamente diversos setores industriais e comerciais, impedindo o País de atrair novos investimentos e, com isso, deixando de obter qualquer crescimento. Basta lembrar que a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 é estimada em menos de 1%. Por essa razão, as grandes multinacionais e os investidores estão se afastando do Brasil, deixando de gerar emprego e desenvolvimento, tudo para evitar a burocracia e os altos impostos. Diante desse contexto, em que muitas decisões são tomadas de forma amadorística, chega-se a duvidar da capacidade profissional de nossos governantes. Uma coisa é certa: o brasileiro está no seu limite. Independentemente do partido político, a insatisfação é geral. Olhando para o Brasil de hoje, lembro-me de uma passagem do livro A Revolta de Atlas, de Ayn Rand, que diz que "quando para produzir é necessário pedir permissão a homens que nada produzem, quando os homens enriquecem mais pelo suborno e favores do que pelo trabalho, e as leis não protegem quem produz de quem rouba, mas quem rouba de quem produz - quando a corrupção é recompensada e a honestidade vira um sacrifício - pode ter certeza de que a sociedade está condenada." Na contramão do País, Rio Preto conseguiu se destacar nos últimos anos, percebendo um crescimento significativo na última década, quando triplicou o seu PIB. Atualmente, a cidade ocupa a 17ª colocação entre mais ricas do Estado de São Paulo. Isto porque, liderado pelo setor de serviços, o PIB da cidade, em 2012, atingiu R$10,7 bilhões, demonstrando a força da atividade econômica da cidade.


Apesar das incertezas do País, a cidade conseguiu se desenvolver atraindo investimentos em diversos setores, gerando mais empregos e oportunidades. Um dos motivos é porque Rio Pretro sabe aproveitar as características favoráveis da região, como sua localização geográfica estratégica, os baixos custos operacionais, o empreendedorismo do povo, responsáveis por atrair empresas de outras regiões, principalmente da capital do Estado. Outro fator importante é a relevante posição de Rio Preto nos índices de avaliação de qualidade de vida. O rio-pretense está acostumado a encontrar o nome de sua cidade no topo das listas. São diversos os rankings que colocam a cidade entre as melhores do Brasil para se viver, levando-se em consideração o crescimento sustentável e equilibrado, aliado a uma economia crescente e saudável, proporcionando boa qualidade de vida. Por fim, não podemos criar a ilusão de que a crise que assola o País não atingirá a cidade. Pelo contrário, já é possível sentir uma ressaca na região, ainda que em proporções menores. Para isso, é fundamental que as autoridades locais incentivem e fomentem o desenvolvimento com políticas adequadas para combater a tormenta. Além do que, até mais importante, o cidadão deve exercer seu papel social de cobrar dos nossos políticos e administradores transparência e comprometimento. Afinal, a águia que figura na bandeira de Rio Preto simboliza o poder, a vitória, o império, a prosperidade, a benignidade e a generosidade.


PEDRO B. QUINTINO DE OLIVEIRAAdvogado, mestrando em Direito pela Unesp/Franca.



>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso