X
X

Diário da Região

16/04/2016 - 00h00min

Artigo

Medo de quê?

Artigo

NULL NULL
NULL

“Você tem medo de quê?” Titãs.

Imaginar que todo dia o Sol reaparecerá nos enche de esperança e confiança, certo? Nem sempre. Às vezes, enche-nos de medos e inseguranças. Como lidar com isso, não deixando que o medo do desconhecido nos impeça o crescimento como ser-humano?

O dicionário oferece algumas definições sobre medo, tais como:

- É um sentimento de ansiedade e agitação causado pela presença ou proximidade de perigo; é um sentimento de desassossego; um sentimento de impotência frente ao desconhecido; um sentimento de temor respeitoso ou pavor que nos paralisa, dificultando nossa vida e decisões.

Compreensível que diante de tantos acontecimentos assustadores que presenciamos na sociedade, ou que já vivenciamos em nossa história, a insegurança seja tônica em nosso cotidiano.

Nosso lazer, antes momento de descontração, passou a ser cercado de preocupações, tornando-se moderado e restritivo a horários e locais. Muitas vezes, torna-se estressante. As possibilidades de desenvolvimento profissional são cerceadas pelo medo de trocar o certo pelo duvidoso. Por que arriscar, se já temos o suficiente? Ou se não é suficiente, o status quo nos dá uma segurança talvez ilusória, como que a nos proteger do desconhecido, estimulando-nos a não nos movermos.

Nos relacionamentos, vive-se a superficialidade e a rotina pelo medo de encarar que falta algo mais. Discutir a relação significa também escutar o que temos medo de saber sobre nós mesmos. Melhor deixar como está pra ver como fica...

Como não iremos “travar” diante de uma destas situações e não sermos vencidos pelo medo?

O medo nos açambarca porque passamos ou tememos passar pelas dificuldades da vida, as angústias, os problemas. Geralmente, temos convicções particulares que não são facilmente revistas, também por medo. Porque estão arraigadas em nosso ser como se fossem marcas de ferro em brasa nas ancas de um cavalo.

Reclamamos, esperneamos, culpamos quem nos rodeia, e continuamos amedrontados sobre o novo ou a renovação de conceitos.

Poderemos ter sucesso contra o medo se entendermos que ele faz parte da nossa vida. E é saudável, porque nos faz refletir antes de agirmos. Sermos prudentes não significa sermos medrosos.

Prudência é avaliar consequências dos próprios atos, e com a razão, dosada com emoção, agir. Ser medroso é não se permitir tentar.

O medo também é um meio de progresso, de vencer inseguranças e passar a agir com mais confiança em si mesmo. Com cuidado, ponderadamente, podemos encontrar saídas para os temores que nos afligem. E viver mais naturalmente, vencendo nossos medos.

Ter auto-estima é um dos primeiros passos para superar os medos que nos atormentam.

Outro, é ter coragem para agir. Porque coragem não é não ter medo; mas sim, é resistir ao medo, enfrentá-lo, não o deixar dominá-lo, crendo que assim superará o que nos impede de avançar.

Aponte a si mesmo os pontos-chave para encontrar as soluções contra seus medos. Coloque-se em vigilância, tenha prudência nos comportamentos, mas não seja enclausurado pelo medo do desconhecido ou pelo que nossa perspectiva pessimista possa nos impor. Seja otimista, com bom senso, mas permita-se participar e interagir com as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que a vida nos descortina diariamente. Porque só evolui quem não tem medo de errar!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso