X
X

Diário da Região

15/06/2016 - 00h00min

Artigo

Mariana

Artigo

NULL NULL
NULL

No caminho da fé não basta acreditar na existência de Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. São necessários gestos de fraternidade, de acolhida e de compromisso com a vida das pessoas. É a fé transformada em testemunho de vida, de coerência, de solidariedade com a dor da humanidade que busca libertação, principalmente quando seus direitos são totalmente feridos.

Nesses dias realizamos mais uma Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB, que compreende os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, formado por 32 dioceses. O evento aconteceu na cidade de Cachoeira do Campo, arquidiocese de Mariana. A escolha do local foi de propósito, tendo como objetivo nossa solidariedade com as pessoas atingidas pelo desastre da mineradora Samarco.

O tema refletido foi sobre “Mineração”, a importância da extração, mas também as implicações negativas na sua caminhada, quando o processo não é tratado de forma sustentável, podendo causar sofrimento para a população. É o que aconteceu no município de Mariana, causando mortes, destruindo casas, sufocando história centenária, prejudicando a natureza de forma incalculável.

A Assembleia contou com assessoria de um Promotor e de um grupo de professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ambos nos ajudando aprofundar a questão das mineradoras no país. A conclusão é que produzem muita riqueza, mas fica nas mãos de poucas pessoas e de alguns grupos privilegiados e pouco preocupados com a vida e dignidade da população.

Diante da fortuna, a dimensão da fé é colocada de lado, porque Jesus era preocupado com a restauração da dignidade e da igualdade das pessoas, superando as barreiras entre as classes sociais e econômicas. Enquanto não houver essa preocupação, sempre teremos sofrimentos causados por um desenvolvimento excludente, que mata e desorganiza a vida dos menos favorecidos.

O maior gesto de solidariedade com as dioceses atingidas pela lama foi a ida dos bispos, padres e alguns flagelados no local do desmoronamento da barragem, na localidade de Bento Rodrigues, Distrito de Mariana, que hoje não existe mais. Ali realizamos um momento de reflexão e de oração pelos falecidos, pelas famílias enlutadas, clamando por justiça e dignidade dos que perderam tudo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso