X
X

Diário da Região

27/03/2016 - 00h00min

Artigo

Mais professores, mais escolas

Artigo

Pierre Duarte NULL
NULL

No meu último artigo chamei atenção, para o momento que estamos vivendo e mostrei a equação para fazer do Brasil o País que merecemos. Bati no ponto nevrálgico da questão insistindo no conceito de que sem educação formal de qualidade, jamais será possível eliminar o círculo vicioso da ignorância e da pobreza.

Ignorância talvez seja uma locução forte demais, pois, tem muito mais que um sentido. Aplico-a para definir a falta de preparo do conjunto dos habitantes de uma Nação, dedicados ao desenvolvimento de uma cultura, que incentive o conhecimento e a seriedade, em todas suas vertentes, compreendendo desde: Trabalhadores do “chão da fábrica”, até governadores e presidentes “dignos” de seus cargos.

Senti-me afortunado por ter escrito sobre esta imperiosa necessidade, ao ler o artigo “A Escola que Funciona” na Edição 2469 da “Revista Veja” do dia 16 deste mês. A jornalista Monica Weinberg, apresentou a entrevista com a americana Katherine Merseth, 70 anos, Matemática da conceituada “Harvard University”.

A professora Merseth, é descrita como uma educadora que: “À frente de um dos cursos mais concorridos de Harvard, diz que treinar gente talentosa para dar aulas, é a fórmula para qualquer País trilhar o caminho do crescimento”. (O grifo é meu).

Com mais de uma dezena de Livros publicados na área da educação ela não se furta em tocar “em temas espinhosos” que sempre permeiam os meios acadêmicos, quando se discutem os temas de aprendizado-ensino, sobre os quais já tratei em artigos anteriores. No seu Programa de Formação de Professores, ela orgulha-se por ter ganho projeção por um feito raro: “Faz todo mundo querer dar aulas.

A fórmula se baseia na atração de jovens recém-formados das engenharias, às ciências biológicas, que ali aprendem a ensinar crianças de escolas públicas, onde vão trabalhar depois”. Diz ainda: “Para atrair os melhores, precisamos de mais meritocracia e menos corporativismo” (O grifo é meu).

Infelizmente no Brasil instalou-se uma praga. A desvalorização dos professores, responsáveis pelo presente e futuro da Pátria, como eixo fundamental de todo desenvolvimento pessoal e coletivo.

À pergunta:

“Por que incentivar jovens engenheiros, advogados e economistas a ensinar nas escolas? ”

A entrevistada respondeu:

“Bem treinados esse contingente vindo de áreas tão variadas pode elevar o nível nas escolas, promovendo um salto de qualidade desde as primeiras séries”

Refere-se à diferença entre estes jovens e os maus professores, que travam o progresso dos alunos, bloqueando o desejo de aprender, fazendo-os odiar a escola e as matérias técnicas e abstratas como a matemática.

São ainda palavras da professora:

”Qualquer País deve dispor de suas melhores cabeças para formar gerações capazes de refletir, produzir e inovar”. (O grifo é meu)

Esta colocação é essencial, pois o Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, responsável pelos conhecimentos fundados sobre princípios certos, e aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais, em seu epíteto dá ênfase à palavra “mágica” Inovação.

Sem inovação é impossível criar produtos de valor, e sem estes não se geram: empregos, bem-estar, desenvolvimento, riqueza, consumo, exportação, etc. responsáveis pelo “círculo virtuoso do progresso” tão necessário e desejado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso