X
X

Diário da Região

18/05/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Liberdade é não temer

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Todos os dias a caminho do trabalho vejo a mesma menina caminhando sozinha. No final de semana, soube pelas redes sociais que ela e uma amiga haviam desaparecido. A notícia que duas meninas sumiram, mesmo que a gente não as conheça, nos causa dos mais angustiantes pensamentos, já que todos nós sabemos o tamanho da vulnerabilidade de uma mulher em nossa sociedade e o quanto a falta de amparo legal permite que uma cultura de violência contra mulher se perpetue.

Na semana passada tivemos pelo menos três casos de violência contra a mulher na cidade. A cada uma hora e meia uma mulher é assassinada no País. Esse assunto vai além de questões feministas, o combate a todos os tipos de opressões sofridas pela mulher no Brasil, se trata de direitos humanos e cidadania, até porque somos mais da metade da população.

Não estamos fragilizadas apenas nas ruas, a não representação da mulher nas esferas de poder demonstra o quanto nossos interesses e necessidades são deixadas em segundo plano, assim como outras demandas de minorias oprimidas, como da população negra e LGBT. Os governos recentes trouxeram avanços e retrocessos, Fernando Henrique foi pioneiro em políticas de inclusão, Lula levou representantes dessas comunidades à cargos políticos importantes e implantou algumas políticas públicas e Dilma avançou em termos legais, como na sanção da lei do feminicídio, por exemplo. Porém, tudo se resumiu mais a atos simbólicos do que a uma mudança institucional efetiva.

Se com o mínimo já estamos longe, sem nada, fica ainda mais difícil avançar. Michel Temer iniciou seu mandato convocando uma bancada de ministros sem negros e mulheres. Isso não se trata de competência, já que, analisando tais representantes, fica claro que não podemos entrar nesse mérito. Também não se trata apenas de termos uma “representante do mundo feminino”, mas de termos ali uma mulher, uma cidadã, que tem seus direitos violados e enfraquecidos. A representatividade não é tudo, mas é um importante passo, pois por meio dela podemos desmistificar uma cultura social masculina, além de assegurar e potencializar as demandas das mulheres.

Meu coração ficou aliviado quando na segunda-feira vi aquela menina descendo a rua, distraída e leve com seus fones de ouvido. Não sei como apareceu, mas ela estava lá outra vez. Fiquei feliz pelo seu direito de ir e vir, pelo seu direito de ser. Estive preocupada, pois, infelizmente, a mulher brasileira não se resume à elegância e à beleza da senhora Temer. Há muitas mulheres em situação de risco e vulnerabilidade, cada uma de nós tem suas especificidades e todas nós precisamos de amparo institucional e legal.

O mínimo que exigimos é representação para que nossas demandas sejam discutidas e atendidas, só assim alcançaremos a equidade e liberdade dentro dessa sociedade machista em que vivemos.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso