X
X

Diário da Região

05/06/2016 - 00h00min

Artigo

Felicidade ao nosso alcance

Artigo

Pierre Duarte NULL
NULL

É possível sermos felizes vivendo um período de apreensão, em um País onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, preocupados com os problemas do cotidiano, e inseguros sobre o futuro? Existe um entendimento generalizado de que a vulnerabilidade do País teve origem na Corrupção e na incompetência gerencial dos governos dos últimos anos.

Com o conceito obsoleto do “populismo” como panaceia para extinção da pobreza, o governo incentivou a equalização entre o capital e trabalho e ampliou os programas de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza, não pedindo qualquer contrapartida, adotando a completa desconsideração à meritocracia.

Embora esta teoria seja interessante em sua formulação ideológica, infelizmente não teve sucesso, onde tenha sido experimentada, sempre com resultados desastrosos.

O exemplo mais próximo, mais atual e mais eloquente, é o da vizinha Venezuela, possuidora de grandes riquezas minerais, (uma das maiores reservas petrolíferas do planeta) vivendo em estado falimentar, com grande e inútil sofrimento de seu povo. Não é tarefa fácil saber por que tais regimes fracassam, porém, um fator comum está presente: a odiosa Corrupção! Talvez seja esta uma das mais detestáveis características da humanidade, pela dificuldade de enfrentá-la, e a impossibilidade do seu completo banimento.

A definição não deixa dúvidas a respeito dos malefícios provocados: “Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens por meios considerados ilegais ou ilícitos”

Etimologicamente, o termo "Corrupção" vem do latim, “corruptus” significando: Ato de quebrar aos pedaços, ou seja, decompor e deteriorar algo. Sua sinonímia não é melhor, pois, entende-se como: putrefação, degradação, apodrecimento, podridão.

A única “vacina” de que dispomos contra este mal altamente prejudicial ao equilíbrio: moral, social e econômico das nações, é a Ética. Este é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais, expressando aquilo que pertence ao caráter, uma qualidade pessoal só transferível pelo exemplo e pelo ensino em todos os níveis, desde o familiar, até o das escolas, em toda sua abrangência.

Considera-se Aristóteles, filósofo grego, (384-322 a.C.) o “pai” da Ética e não por acaso o criador do conceito de Felicidade. Ainda hoje, 25 séculos decorridos, seu Livro “Ética a Nicômaco”, continua atual mostrando a importância da Ética no comportamento humano e na conquista da desejada Felicidade. Não existe Felicidade sem Ética, e não existe Ética, onde há Corrupção. São condutas antagônicas e irreconciliáveis, das quais decorrem hecatombes em todas as atividades, com grande repercussão, na honra, no equilíbrio da comunidade, na atividade financeira, e na dignidade dos cidadãos!

Na política e nos governos a Ética é fundamental, pois, as atividades a eles inerentes sem a absoluta aderência à Ética, causa grandes prejuízos às Nações e a todos seus habitantes.

Os movimentos mundiais atentos ao binômio Ética-Corrupção, discutindo amplamente estes conceitos, criou um “Código de Condutas” visando a implementação de medidas rigorosas de obediência à Ética, cristalizado no termo “Compliance” (em inglês) obrigatório em todas as atividades das mais simples às mais complexas atividades governamentais. Se o “Complience” for obedecido por todos no Brasil, alcançaremos a nossa merecida Felicidade!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso