Diário da Região

28/12/2002 - 00h05min

Estratégia para as cidades

Nossa região é, sem dúvida, uma das mais privilegiadas do Brasil. Recente pesquisa da empresa de consultoria Simonsem Associados/Revista Exame indicou Rio Preto na posição de 34ª entre 100 cidades do País para investimentos. Os critérios utilizados na pesquisa conferem a Rio Preto papel fundamental de desenvolvimento para a região. São estes os critérios: população e crescimento, distribuição de renda e classes sociais, potencial de consumo, educação e grau de escolaridade, saúde, estrutura empresarial, agropecuária, acesso a mercados, segurança e tendências de investimentos. Rio Preto pode desempenhar seu papel buscando parcerias entre os setores públicos e privados das cidades da região, buscando um amadurecimento dessa alta densidade institucional existente no Noroeste paulista. Para isso, é necessário um braço articulador - nos moldes de gestão pública não-estatal - de um projeto democrático de desenvolvimento para a região, uma Agência de Dsenvolvimento. A agência seria uma ONG mista, composta pela associação das prefeituras, por todas as associações comerciais e Centro das Indústrias (Ciesp) da região, ao lado do Sebrae, das principais instituições de ensino (Universidades e Faculdades) e dos maiores sindicatos e associações de trabalhadores.

O objetivo principal da agência de desenvolvimento seria agregar, representar e articular os interesses da região, promovendo ações para seu desenvolvimento econômico sustentável, objetivando o constante apoio e fortalecimento das cadeias produtivas de base tecnológica (fundamentais na economia atual) e dos demais setores estratégicos da economia regional. Segundo matéria do jornalista Rodrigo Lima (8/12), sob o título “Prefeitos se unem em bloco anti-Rio Preto”, o prefeito de Votuporanga, Carlos Eduardo Pignatari, está decidido a promover uma parceria política intermunicipal com os prefeitos de Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. O objetivo é equilibrar as forças na disputa com Rio Preto por verbas e instalação de órgãos. Esta declaração de vontade do prefeito de Votuporanga vai na contramão das estratégias de desenvolvimento de cidades, as chamadas EDC. Em junho deste ano, a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, em parceria com a ONU e com a ONG Internacional Cities Alliance, promoveu o Seminário Internacional “Cidades Produtivas e Inclusivas” abordando o papel das estratégias de desenvolvimento da cidade no panorama internacional.

Na sessão introdutória, o secretário de Relações Internacionais e Captação de Recursos de Santo André, Jeroen Klink, falou do novo papel das cidades-região na economia global, destacando o exemplo da união das Prefeituras do Grande ABC e das entidades empresariais e acadêmicas que formaram a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC. Outro palestrante, Dinesh Mehta, diretor de Programa de Gestão Urbana da Organizações Unidas, destacou a importância da união entre as cidades de determinada região a fim de consolidar seu desenvolvimento de forma comum beneficiando a todos os municípios, mostrando aí a filosofia atrás da estratégia de desenvolvimento da cidade (EDC). Na última sessão do seminário, foram demonstrados outros exemplos de união de cidades-região que estão obtendo sucesso e grandes vantagens como a Agência de Desenvolvimento Regional do Norte de Milão (Itália) e a região Metropolitana de Barcelona (Espanha).

Estas experiências de agências de desenvolvimento regionais vêm chamando atenção de várias agências nacionais e internacionais. Isto porque a maioria dos estatutos das instituições internacionais como Banco Mundial, BID e Bird e os programas da ONU, impedem o direcionamento de recursos diretamente para as cidades. Geralmente, são passados ao governo federal que repassa aos municípios, e que muitas vezes fica à mercê dos políticos e seus jogos de interesse. Já com as Agências de Desenvolvimento Regional isso é diferente porque os recursos ou parcerias com as instituições ou agências internacionais e nacionais podem ser diretamente encaminhados, beneficiando todas as cidades da região

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso