Diário da Região

18/12/2007 - 01h02min

Esperança

Na conclusão do ano litúrgico o Papa Bento XVI premiou-nos com a sua segunda Carta Encíclica: a "Spe Salvi", ou seja, é na esperança que fomos salvos, trecho retirado da Carta de São Paulo aos Romanos e a nós também (Rom 8, 24). A reflexão sobre a esperança cristã, abrindo o novo ano litúrgico como tempo do Advento e Natal, nos traz justamente a posição sobre a grande missão de Jesus ao nascer entre nós e o que a Igreja continua anunciando com alegria renovada ao proclamar a atualização do Mistério da Encarnação ao celebrá-lo na liturgia. Recorda-nos o texto que o "cristianismo significa que o Evangelho não é apenas uma comunicação de realidades que se podem saber, mas uma comunicação que gera fatos e muda a vida" (2) e que "chegar a conhecer Deus, o verdadeiro Deus: isto significa receber esperança", esperança que, enquanto esperança, é "redenção" (3). Essa Carta Encíclica quer também esclarecer sobre as falsas esperanças que brotaram na história e, ao mesmo tempo, colocar a esperança no coração e na vida de cada cristão, na certeza de que o Senhor que venceu o mundo nos convida a olhar com confiança para a nossa vida e caminhada. Penso que esse texto é uma ótima meditação para o tempo do Advento e Natal quando falamos sobre o Mistério do Amor de Deus na Encarnação do Verbo vindo ao mundo para salvar-nos e, ao mesmo tempo, pensar nas realidades de hoje que pululam ao nosso redor mas que não nos tiram a confiança e esperança no Deus da Vida que vence o pecado e a morte. Junto com uma bela caminhada eclesial que nos leva a dar passos corajosos na vida cristã temos também muitas situações de trevas e escuridões.

A imprensa às vezes noticia ou vezes silencia, de acordo com os vários interesses que existem e mesmo devido à interpretação dos fatos. Aqui da Região Norte ouvimos falar de tantas situações de degradação nas prisões, fato que depois se espalhou demonstrando a falência do sistema pelo Brasil afora. Além das pessoas, temos também o sistema ineficiente. Pouco a pouco as notícias ficam velhas e não mais aparecem na mídia. É claro que se criam também outros fatos para que uma notícia posterior supere as anteriores. E junto com isso tudo, permanece como sempre foi. Algumas negociações que ocorrem nos vários âmbitos políticos nem sempre primam pela preocupação de ver o bem do povo, e sim os interesses pessoais ou grupais. Seguimos com interesse pensando que alguma novidade possa acontecer e logo vemos que além de não ocorrer, rapidamente tudo desaparece do noticiário e se perde em algum "buraco negro" do nosso cosmos humano. A situação do Bispo de Barra (BA), Frei Luis Flávio Cappio que, segundo diz em sua nota ao iniciar o jejum, foi traído e as prometidas negociações e estudo não aconteceram. Mesmo sabendo que existem divergências com relação à transposição ou não do Rio São Francisco e mesmo sobre o método utilizado para protestar, este é um momento crucial para todos nós que queremos salvar a todos e dar continuidade ao diálogo que tanto bem faria para o futuro do nosso país. Celebramos neste último domingo o domingo da alegria, e vamos celebrar o Natal do Senhor. Os tempos podem ser melhores, e nós acreditamos e trabalhamos para que isso ocorra!

DOM ORANI JOÃO TEMPESTA
Arcebispo metropolitano de Belém-PA; ex-bispo de Rio Preto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso