X
X

Diário da Região

25/11/2016 - 00h00min

Proteja-se!

Drogas

Proteja-se!

Orlandeli NULL
NULL

Devido à extensão do território nacional bem como a grande área de fronteira com outros países por terra, ar e rios, existe uma dificuldade na fiscalização de pessoas e objetos que adentram o território brasileiro, sendo que criminosos acabam encontrando espaços para trazer produtos, objetos ilícitos e drogas como a cocaína e a maconha. Estes fatores, bem como a grande população que habita o território brasileiro, colocam o Brasil entre os maiores consumidores de drogas ilícitas do mundo.

As forças policiais do país, tanto na esfera federal como estadual, vêm atuando de forma constante e implacável com relação a esta prática criminosa, aprimorando técnicas e utilizando novas tecnologias na fiscalização de pessoas e veículos o que vem aumentando a quantidade de apreensões e prisões em todo o território nacional. No Estado de São Paulo, entre janeiro de 2014 e outubro de 2015, foram apreendidas 184 toneladas de drogas ilícitas, no entanto a criminalidade também se moderniza e se adapta a novas formas de fiscalização, o que torna essencial sempre desenvolver novas técnicas e sistemas inteligentes no combate às drogas.

O alto consumo deste tipo de substância vem incentivando cada vez mais esta prática criminosa que gera dependência química, destruição do vínculo familiar e outros crimes decorrentes da necessidade de alimentar o vício. No estado de São Paulo em 2014 foram registradas 26.624 ocorrências de porte de drogas e 41.563 ocorrências de tráfico. Em 2015 esses números subiram para 32.278 e 44.364 ocorrências respectivamente.

O que fazer

Procure sempre transmitir informações aos órgãos de segurança, caso observe substâncias que podem ser ilícitas ou suspeite da prática do crime de tráfico de drogas denuncie através do telefone 190 para a Policia Militar ou para o Disque Denúncia através do telefone 181, transmita o maior número de informações possíveis, todos estes dados ajudarão as autoridades competentes a retirar criminosos e substancias ilícitas do seio da sociedade. No caso de identificação do uso destas substâncias procure ajuda especializada e psicológica para o tratamento bem como apoio dos familiares.

Dicas de segurança

Procure sempre orientar filhos e familiares a respeito dos perigos e malefícios que estas substâncias trazem, procure saber qual seu círculo de amizade inclusive nas redes sociais pela internet. Lembre-se que estas substâncias químicas causam forte dependência, então procure sempre ajuda de um profissional caso identifique o uso delas.

Fale com o Comandante

cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso