X
X

Diário da Região

07/04/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Dinorath do Valle e o trabalhador

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Amanheceu morta num sábado, dia da criação. Deixou na mesa o artigo de domingo. Como abstração em desenho de seu rosto, os conformes de existir renderam-lhe reverência tirando-a do sofrimento no Dia do Trabalho, seu mais solitário feriado.

Poucos penetraram com tanta agudeza a alma em subúrbios de uma cidade pra desvelar os percalços da vida. Falando por imagens, seus relatos ao mesmo tempo em que denunciam injustiças, gritam solidariedade.

Conjugando ficção e memória, auscultava o cotidiano, servia-se de notícias, reciclava os dramas domésticos para alcançar o cerne espiritual dos humildes, espiã dos corações angustiados.

Eis fragmentos de algumas obras as quais, como a incansável mulher, enfocam o trabalhador. O conto O Jeito (Idade da Cobra Lascada) é lacônica tragédia de um desempregado. Preso por enterrar o filho no quintal, explica seu desatino à autoridade: “Eu pensei, sabia que não ia ter jeito. Se conseguisse o registro ia ter que arrumar o óbito. O menino não foi no médico... Se achasse os papel tinha que ver o caixão. Não tenho nenhum tostão em casa, doutor, estamos passando falta...”.

No romance Pau Brasil, o desespero materializa-se num fluxo de consciência. Diante do filho morto, um operário exalta-se em ira e autopunição: “Estou cansado de passar fome, de dever o aluguel, de fingir que comi, de calçar sapato furado. E de não ter leite pro filho, nem caderno, nem roupa. Malditos poderes, maldito mundo, malditas pessoas como eu que não fazem nada! Tenho sede de ter ordenado, de ser suficiente e pôr comida e teto, remédio e educação dentro de casa! Eu matei meu filho! Não roubei leite, não esfaqueei o dono da farmácia pra ele viver. Maldito seja eu, pai desnaturado!”.

Enigmalião romanceia o dia a dia da escola. Em dada passagem, o velho bedel tem um choque de estranhamento. Sutil, a narradora enfatiza as dificuldades dos discriminados: “Seu termostato controlador de mensagens acaba de detectar algo novo: a professora era preta”.

Confessional e íntima é Memórias da Menina do Povo. Lírica e comovente, são flashes das relações familiares, seus júbilos e sobressaltos. É a voz da escritora-menina, amante dos estudos: “No dia primeiro, o pai chegou cedo do serviço, chamou o Ramiro. Foram à cidade comprar o dicionário. Era uma boa notícia, ficamos esperando o livro que tinha custado tantos dias sem pão”. Sublimando o saber como evento mágico, exclama: “chegou embrulhado em papel azul”.

A novela juvenil Totó Piruleta, avessa dos contos-de-fada, é uma cruel e inspirada evocação das tiranias. Narrada na percepção dum garoto de subúrbio, mostra como a brutalidade de um amestrador de bichos se projeta na família: “D. Cecília também usava carrana! Uma carrana invisível que seu Quinca empurrava pescoço abaixo. Rasteja! Fiquei assustado. Ela vivia sangrando, só que era sangue invisível”.

Minha amiga, professora no sempre, tinha o condão dos mágicos ensinadores: alumiava o escondido (Dinorath do Valle, 1926-2004).

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso