X
X

Diário da Região

09/05/2016 - 19h24min

Artigo

Dimensões da consciência

Artigo

Johnny Torres Eduardo Carlos da Silva é neurocirurgião e coach
Eduardo Carlos da Silva é neurocirurgião e coach

De acordo com Deepak Chopra, "há um padrão e um objetivo em cada existência. O motivo pelo qual o desafio surge é simples: torná-lo mais consciente do seu propósito maior". A cada momento o ser humano pode deparar e conviver com a impermanência da vida. Há muito se sabe que a única constante no mundo é a mudança. Segundo os físicos, a cada segundo pode haver a ocorrência de três bilhões e quinhentos milhões de novas possibilidades de eclodir um salto quântico e, com isso, acontecer uma mudança.

Einstein postulou que o nível da resposta nunca é o do problema, e que a solução de um desafio encontra-se em um campo de informação acima daquele do qual foi originado. Por isso torna-se fundamental atingir uma nova dimensão de consciência para poder perceber e intuir novas possibilidades. Como diz o dito popular, se quer alcançar novos resultados, precisa desvendar novos caminhos, porque ao trilhar pelas estradas rotineiras chegará no mesmo destino. 

Para acessar informações de uma dimensão superior de consciência você precisa quebrar velhas crenças e paradigmas, que produzem estresse, drenam energia, levam a estafa física e mental e costumam desencadear sintomas psicossomáticos e doenças. Deixe fluir os pensamentos com novas percepções, novas expectativas, tome decisões e dite novas escolhas, através de planejamento, imaginação, criatividade, autocontrole e congruência. O ser humano, quando depara com situações adversas, desafios, fracassos, frustrações, perdas materiais e emocionais, costuma reagir com ansiedade, medo, raiva, injustiça, dor e sofrimento.

Eckhart Tolle denominou como "corpo de dor" a forma como o ser humano reage e perpetua as dores emocionais. As emoções negativas elaboradas com inconsciência costumam deixar marcas no campo de energia de cada célula do corpo. 
Deepak Chopra, com intuito de auxiliar o ser humano a transcender, elaborou uma classificação de dimensões da consciência em três níveis: 1) contração da consciência; 2) expansão da consciência, e 3) consciência pura. Contração da Consciência é o nível do ego, da ilusão, do problema e dos obstáculos; acontece quando os desejos são contrariados, nada que faz funciona, aumenta o conflito interno, a frustração, o medo e a ansiedade de fracassar, diminui energia e atinge exaustão.

A pessoa sente-se imobilizada, contraída, ferida, incompreendida, maltratada, desesperada, na defensiva, presa na consciência: quanto mais se esforça, mais longe fica da solução. Esse estado de consciência atualmente é compartilhado pela maioria dos seres humanos. Expansão da consciência acontece com a aceitação da realidade e o acesso à sabedoria interior, que permite o afloramento das soluções. Tem mais clareza, porque a visão vai além dos desafios ao permitir a expansão da consciência. Há redução da atitude reativa, ocorre relaxamento, rendição, permissão, deixa acontecer, aumenta a conexão com as pessoas, adquire confiança nas decisões, encara o medo e tem visão mais clara.

Nesta fase, ao deixar de se sentir imobilizado, paralisado, avança no seu propósito ao aumentar sua frequência e expandir a consciência. Consciência pura ocorre quando há conexão com seu eu interior, com intuito de conectar com sua essência. Nesta dimensão, você não visualiza nenhum problema, porque enxerga cada desafio como oportunidade de criação ao se alinhar com as forças da natureza e do espírito. Nesta fase de abertura não há luta ou conflito, os desejos atingem a plenitude, o que almeja é o melhor que pode acontecer, o mundo exterior torna-se reflexo do interior, o universo é seguro, enxerga a si e o mundo com compressão e compaixão. Você percebe que a consciência pode se expandir sem limites, sem fronteiras e está liberado para saltos quânticos para alcançar um campo infinito de possibilidades.

As pessoas que atingem o nível da consciência pura apresentam um estado de unidade, pureza, amor, liberdade, bem-aventurança e iluminação. Para que você possa acessar sua consciência pura, deve criar coerência entre suas crenças e a realidade que vivencia, libertar situações que criam obstáculos, encarar os desafios como oportunidade de transcender e ser 100% responsável pela sua vida. Precisa acreditar que sempre há uma resposta e energia espiritual para cada momento. Ao manter presença e expandir sua consciência através da autorreflexão, contemplação e meditação, você pode atingir sua essência e, ao conquistar uma nova dimensão, despertar sua divindade. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso