Diário da Região

05/07/2016 - 00h00min

artigo

Crítica ao capitalismo

artigo

NULL NULL
NULL

Já figura desde 2014 como um best-seller o livro de Thomas Piketty,  ‘O capital no século XXI’. Assim como Karl Marx (†1883) foi e ainda é um ícone pop, hoje Piketty é o ícone da vez da economia. Ele analisou durante 15 anos com uma equipe de especialistas, um longo período histórico do sistema capitalista e apresenta na sua obra uma análise do funcionamento de tal sistema. De antemão digo que não é necessário concordar com as ideias de Piketty, mas vale a leitura, pois vivemos numa sociedade na qual é a economia que faz girar todas as suas engrenagens, assim, ler o livro de Piketty faz com que nos concentremos no eixo principal que move nossa complexa sociedade.

A leitura da obra fez com que me perguntasse: mas qual é, de fato, o problema com o capitalismo? Ou de outro modo, com base em quais fundamentos o capitalismo pode ser criticado?

O capitalismo é um sistema social e econômico que molda as formas de vida em sociedades. Surgiu e se desenvolveu vertiginosa e historicamente na Europa no final da Idade Média, com a troca da ordem feudal, e se tornou mundialmente predominante nos séculos 18 e 19 como capitalismo industrial, com um alto nível tecnológico e vinculado a uma concentração significativa de capital.

Desde então, é próprio do capitalismo a propriedade privada dos meios de produção, bem como a separação entre os produtores e os meios de produção; o mercado livre de trabalho; a valorização do capital não para o consumo ou para a subsistência, mas tendo em vista o lucro ou a acumulação do capital; sendo o mercado (a economia) o mecanismo coordenador da distribuição e apropriação dos bens (trabalho, capital, terra, matérias primas e produtos).

Há algumas críticas que se podem fazer ao sistema capitalista e Karl Marx sem dúvida esteve na origem dessas críticas. Daí a importância e talvez também atualidade do pensamento marxista, do qual, não sou um ardoroso defensor, mas também não posso por honestidade intelectual negar a importância.

Uma das críticas primeiras que se faz ao sistema capitalista é denominada crítica funcionalista, diz respeito ao funcionamento do capitalismo como sistema econômico e social. Segundo esta crítica o capitalismo não funciona ou se funciona leva necessariamente à crise. Algo funciona então de um modo que, ao mesmo tempo, devasta seu próprio funcionamento.

É nesta perspectiva que a análise marxista se fundamentou, não apenas é claro, mas Marx sempre se referiu ao capitalismo como um sistema disfuncional de organização social e econômica. A previsão de que o capitalismo teria fim em algum momento da história está alicerçada nesta crítica. Pois sem dúvida, no caso do sistema econômico capitalista algo funciona, mas não vai funcionar a longo prazo. Por exemplo, a exploração exaustiva de recursos naturais.

O sistema capitalista é insustentável. Agora tal exploração nos permite certa prosperidade, mas parece ameaçar as condições futuras da vida no planeta, incluindo é óbvio, a humana. Ou a tese defendida por Piketty de que o capitalismo funciona em determinados aspectos, mas não funciona em outros aspectos.

É óbvio que podemos continuar vivendo assim, mas a questão que me faço sempre é: nós queremos viver assim? Queremos alimentar uma dinâmica econômica que funciona à custa do futuro ou dos excluídos? Será que podemos alegar que não somos responsáveis?

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso