X

Diário da Região

01/08/2014 - 00h45min

 

Comunicações perfeitas

 

Cícero, tribuno e pai da eloquência romana, foi o autor de uma frase admirável: "A história é a mestra da vida." Contudo, somente no século 15 foi que a História tornou-se divulgada universalmente, pois na Antiguidade as pessoas só se comunicavam por escritas a mão. Acontece que, quando Johannes Gutenberg inventou a tipografia, as pessoas aprimoraram a forma de escrever. O poeta Castro Alves, meu conterrâneo que sobre ele, nesse mesmo espaço, escrevi um artigo com o título 'O poeta dos escravos', foi um admirador de Gutenberg. E escreveu uma poesia sobre o inventor que é um primor "O livro e a América", publicado na obra Poetas Românticos Brasileiros, volume 1. Vejamos apenas alguns versos, porque é longa."(...) Por uma fatalidade destas que surgem do além/o século que viu Colombo, viu Gutenberg também./ Quando no tosco estaleiro,/ na Alemanha, o velho obreiro/ a ave da imprensa gerou/ o genovês salta os mares,/ busca um ninho entre os palmares/ e a pátria da imprensa achou..." E disse mais: "Por isso na impaciência/ desta sede de saber,/ como as aves do deserto / as almas buscam beber./ Ó, bendito o que semeia/ livros e livros à mão cheia/ e manda o povo pensar./ O livro caindo na alma/ é germe - que faz a palma / é chuva - que faz o mar." Antes da imprensa, os dialetos regionais na maioria dos países europeus eram com frequência tão diversos que as pessoas que diziam a mesma língua, muitas vezes, mal se entendiam nem se compreendiam. Há poucos dias, um editorial da Folha de S.Paulo assim comentou: “O problema da informação existe desde que a escrita foi criada, e talvez mesmo antes. O advento da internet, entretando, tornou a questão muito mais premente e lhe deu escala inaudita. Antes da era digital, buscar dados sobre um indivíduo era tarefa árdua, exigindo estafantes visitas a arquivos públicos, por exemplo. Hoje, quase tudo está ao alcance de algumas teclas do computador.”


Finalmente, comecei a pensar o que me levou a querer saber sobre comunicações antigas e também as modernas, lendo jornais e revistas. Depois, lembrei-me do que ocorre comigo e minha esposa Thereza, em nosso apartamento em Rio Preto. Para tanto, preciso descrever os meus familiares para se entenda o ocorrido. Temos uma filha já casada, Arcenialice, que mora há tempos em Goiânia. Tivemos mais, nosso saudoso filho Paulo (que Deus já levou). Arcenialice tem dois filhos: Ademarzinho, que mora em São Paulo, e Ariane, que também morou em Goiânia e atualmente reside na Austrália. Ambos são nossos netos. Ariane deu-nos três bisnetos, Pedro, Breno e Igor. O mais velho tem 24 anos (eu e Thereza, muito ingênuos, estamos entregando nossas idades). Só agora podemos explicar os motivos das comunicações com a nossa neta Ariane. Ela sempre se comunicou pela internet, exatamente como foi citado nos parágrafos acima. Realmente: “Hoje, quase tudo está ao alcance de algumas teclas do computador.” Como nossa Ariane mora na Austrália, quase sempre as comunicações conosco são pela internet, e continuarão sendo. Perdoem-me a imodéstia. Sou sentimental, não me basta ouvir, quero também ver. Como é bom olhar meus bisnetos passar anos com a mãe lá na Austrália! Somos uma família primorosa, na qual há muito amor, carinho e ternura.


JOSÉ FROES FILHO Advogado, ex-presidente da OAB Rio Preto


>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso