X
X

Diário da Região

29/06/2017 - 00h00min

Painel de Ideias

Casa de Cultura, engenheiros e arquitetos

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Dia desses acompanhei Pedro Ganga, o Secretário de Cultura, num encontro com engenheiros e arquitetos. Planeja-se o restauro da Casa de Cultura, por prescrição do Ministério Público. Ano que vem, ela faz 50 anos. Os mais novos podem não atinar com o significado daquele órgão, idealizado pela escritora e jornalista Dinorath do Valle, para o fomento do saber e das artes em Rio Preto. Professora sempre, não teve a justa retribuição em vida. Agora, por muito que se faça, é pouco em louvor a seu legado.

Segue um edifício sem pompa, fachada retangular, salas rotineiras e falta de acabamento. Sobrado monocolor, talvez autorizado a contragosto, não escondia o fito de livrar-se dos insistentes pedidos. O que lhe dava resplendor era uma luz invisível que por lá andava. Habituada às privações, Dinorath se animava com a “estética da fome” e um Santo Guerreiro as inspirar os sonhos. Ali germinaram eventos notáveis e sinceros pretextos do Teatro Municipal e o Festival de Teatro. Dali emergiram cidadãos instruídos, e se moldaram pensamentos críticos, e artistas plásticos, musicais, cênicos e literários de talento.

O que se fazer para a preservação do prédio? É certo que, com urgência, é necessária uma intervenção à altura de seu mérito, e, parece consenso, que não se o desfigure da timidez aparente. Comoveu-me a presteza dos engenheiros e arquitetos que o inspecionaram. E fiquei a pensar na causa sociocultural dessas pessoas. É na construção civil, pública e privada, que se expressam a identidade e se consolidam ideias comuns no espaço coletivo. Na rua, somos anônimos; na casa, um alguém. É da soma desses alguéns que se faz uma cidade.

Em eras remotas só havia mestres de obras. Foram Ictino, Fídias e Calícrates que urdiram o mais solene marco da Grécia ao conceberem o Partenon, templo de Atenas. Lá resistem, no peso da pedra, o rigor das formas, leveza e elevação espiritual do povo que assentou os alicerces do mundo ocidental. Catedrais românicas e góticas ostentam em suas torres fulgurosas o caminho do infinito e a infinitude do ser. Nada exprime com mais vigor o humanismo renascentista que os edifícios aferrados às terras de Roma e Florença. Aqui, agora, Oscar Niemeyer desenhou-nos uma linha curva inédita no Memorial da América Latina a nos alembrar que nos reinventamos e somos incríveis.

Camões pediu, no início d’Os Lusíadas, que “o engenho e a arte” o ajudassem na feitura de seu livro. O poeta João Cabral se dizia um “engenheiro da palavra”. Em tudo, o enlace da razão à beleza das cores, linhas, formas e afetos, mescla de engenharia e arquitetura, união da matéria ao instinto criativo. Que a reforma daquela mansão de utopias não a altere de sua altivez e simplicidade, em preito à história e honra dum lugar que resume uma gesta de vida e amor: a Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso