- quinta-feira, 08 de fevereiro
Ilustre senhora, não lhe estou escrevendo com o ódio de quem é induzido a ele, torcendo pelo fracasso. Isso porque eu sou um brasileiro que gosta do Brasil e que torce para que todos os governos deem certo. Lembra-se de quando Aécio Neves chamou-a de leviana, coisa que a senhora nunca foi? Mas não é que a senhora agora nomeia o Levy como o farol de neblina do seu governo? A senhora não é e nem nunca foi leviana. Mas o ministro Levy está propondo tudo aquilo que a senhora disse que não faria se eleita. Um nome que eu poderia dar a esta carta seria plagiar uma frase de Machado de Assis: "livrai-me, Deus, dos meus amigos, que dos meus inimigos me livro eu". Entre os amigos e os "amigos" sabe bem Vossa Excelência que existe uma diferença fundamental. Aqueles que faziam parte do conselho administrativo da Petrobras, quando se referir a eles não se esqueça das aspas, mas guarde um grande estoque de aspas para colocar em mais uma centena de "amigos" seus, com aspas, e inimigos do Brasil e do povo brasileiro, sem nenhuma aspa. É que ocorre no seu partido político a presença de pessoas condenáveis por atos e intenções exatamente como ocorre em outros partidos. O povo é carente de conhecimentos políticos, mas a maioria dos políticos é carente de honestidade e de boas intenções. É correto o acúmulo de aposentadorias entre os políticos? É correto o Congresso pagar assessores de deputados que na prática são apenas cabos eleitorais que recebem dinheiro nos quatro anos do mandato para atuar nas eleições?
É correto o presidente da República nomear um componente do Supremo Tribunal que amanhã irá julgar um assunto do interesse direto de quem o nomeou? É correto o fato de os deputados e os senadores votarem aumentos para eles próprios? É correto um país como o nosso ter 39 ministérios? A senhora, que é uma pessoa de bom senso, sabe que esses e outros exemplos degeneram a moralidade, aniquilam a nação. Para ser justo tudo que há de errado no Brasil vem de muito tempo. Mas a senhora foi eleita, orientada por um marqueteiro que recebeu controvertidos milhões, prometendo que iria consertar tudo que há de errado e cuja origem está nos governos anteriores, inclusive no seu governo.Já que no bojo da carta usei uma frase de Machado de Assis, assim seja me permitido usar o título antigo de um filme da Metro Goldwyn Mayer: "Gata em Teto de Zinco Quente". Da história do filme não me lembro, mas tenho certeza de que nada tem a ver com a sua história. Mas com alguns amigos que a senhora tem nas estatais, no Congresso e em outros órgãos da administração federal, segundo os estudos de Emilio Mira y Lopes, o teto de zinco uma hora vai esquentar. Fugindo à tradição e dos panelaços, a senhora não se pronunciou em 1º de Maio, Dia do Trabalhador, não foi à festa de Uberaba, tem-lhe sido problemático participar de reuniões onde o público esteja em número igual ou parecido com multidão. É, o teto de zinco quente está esquentando. A inflação se anuncia galopante, combustíveis sobem, e sobem impostos. Como sou fã de Manoel Bandeira, encerro com citação dele: "Vou-me embora pra Pasárgada, /Lá sou amigo do rei." Que pena o povo brasileiro não ter como ir para Pasárgada. Se tivesse, iria? Duvido. Nosso povo ama a nossa pátria que, de ruim, tem apenas a maioria dos políticos.
WILSON ROMANO CALIL
Médico, advogado, ex-prefeito de Rio Preto
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020