X

Diário da Região

14/05/2015 - 12h00min

Artigo

Carta curta e anômala à Dilma

Artigo

Ilustre senhora, não lhe estou escrevendo com o ódio de quem é induzido a ele, torcendo pelo fracasso. Isso porque eu sou um brasileiro que gosta do Brasil e que torce para que todos os governos deem certo. Lembra-se de quando Aécio Neves chamou-a de leviana, coisa que a senhora nunca foi? Mas não é que a senhora agora nomeia o Levy como o farol de neblina do seu governo? A senhora não é e nem nunca foi leviana. Mas o ministro Levy está propondo tudo aquilo que a senhora disse que não faria se eleita. Um nome que eu poderia dar a esta carta seria plagiar uma frase de Machado de Assis: "livrai-me, Deus, dos meus amigos, que dos meus inimigos me livro eu". Entre os amigos e os "amigos" sabe bem Vossa Excelência que existe uma diferença fundamental. Aqueles que faziam parte do conselho administrativo da Petrobras, quando se referir a eles não se esqueça das aspas, mas guarde um grande estoque de aspas para colocar em mais uma centena de "amigos" seus, com aspas, e inimigos do Brasil e do povo brasileiro, sem nenhuma aspa. É que ocorre no seu partido político a presença de pessoas condenáveis por atos e intenções exatamente como ocorre em outros partidos. O povo é carente de conhecimentos políticos, mas a maioria dos políticos é carente de honestidade e de boas intenções. É correto o acúmulo de aposentadorias entre os políticos? É correto o Congresso pagar assessores de deputados que na prática são apenas cabos eleitorais que recebem dinheiro nos quatro anos do mandato para atuar nas eleições? 

É correto o presidente da República nomear um componente do Supremo Tribunal que amanhã irá julgar um assunto do interesse direto de quem o nomeou? É correto o fato de os deputados e os senadores votarem aumentos para eles próprios? É correto um país como o nosso ter 39 ministérios? A senhora, que é uma pessoa de bom senso, sabe que esses e outros exemplos degeneram a moralidade, aniquilam a nação. Para ser justo tudo que há de errado no Brasil vem de muito tempo. Mas a senhora foi eleita, orientada por um marqueteiro que recebeu controvertidos milhões, prometendo que iria consertar tudo que há de errado e cuja origem está nos governos anteriores, inclusive no seu governo.Já que no bojo da carta usei uma frase de Machado de Assis, assim seja me permitido usar o título antigo de um filme da Metro Goldwyn Mayer: "Gata em Teto de Zinco Quente". Da história do filme não me lembro, mas tenho certeza de que nada tem a ver com a sua história. Mas com alguns amigos que a senhora tem nas estatais, no Congresso e em outros órgãos da administração federal, segundo os estudos de Emilio Mira y Lopes, o teto de zinco uma hora vai esquentar. Fugindo à tradição e dos panelaços, a senhora não se pronunciou em 1º de Maio, Dia do Trabalhador, não foi à festa de Uberaba, tem-lhe sido problemático participar de reuniões onde o público esteja em número igual ou parecido com multidão. É, o teto de zinco quente está esquentando. A inflação se anuncia galopante, combustíveis sobem, e sobem impostos. Como sou fã de Manoel Bandeira, encerro com citação dele: "Vou-me embora pra Pasárgada, /Lá sou amigo do rei." Que pena o povo brasileiro não ter como ir para Pasárgada. Se tivesse, iria? Duvido. Nosso povo ama a nossa pátria que, de ruim, tem apenas a maioria dos políticos. 

WILSON ROMANO CALIL
Médico, advogado, ex-prefeito de Rio Preto

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso