CarnavalÍcone de fechar Fechar

Proteja-se!

Carnaval

Proteja-se!


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Escrever sobre o Carnaval em nosso País nos remete, invariavelmente, a uma festa marcada por grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincam a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes. O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, o maior bloco de Carnaval do mundo. No Estado de São Paulo, milhares de pessoas também saem às ruas para pular o Carnaval. Além disso, trata-se de um feriado em que as pessoas retornam para as suas atividades apenas na chamada Quarta-feira de Cinzas, razão pela qual também merece destaque o número expressivo de turistas que viajam.

Assim, seguem algumas dicas de segurança que podem auxiliar os cidadãos a se proteger de eventuais acidentes e ocorrências desagradáveis:

planeje antecipadamente o local que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar. Existem locais que nessas datas ficam fechados para a circulação exclusiva de pedestres, portanto, mantenha-se informado;

- mantenha sempre sua atenção e objetos à frente de seu corpo;

- fique atento às pessoas que estejam ao seu redor;

- mantenha especial atenção com as crianças; uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas;

- marque pontos para reencontros, caso haja separações no grupo;

- beba de forma consciente e evite bebidas em excesso;

- não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas;

- não aceite bebida de pessoas que você não conhece;

- utilize roupas leves e confortáveis, principalmente o seu calçado;

- beba muita água;

- tenha dinheiro separado para pequenas despesas;

- cuidado com esbarrões e empurrões.

Estar seguro também depende do conhecimento, de predisposição para adotar condutas adequadas, de proatividade.

Por outro lado, a Polícia Militar continua vigilante, disposta e disponível a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia do ano, para proteger todas as pessoas.

Mais do que isso, desenvolve e busca novas tecnologias, condutas e estratégias para elevar o nível de segurança da população, intensificando sua visibilidade e acessibilidade.

Aproveitar os momentos de folga e descontração em segurança pode valer o que temos de mais precioso: a nossa vida.

 

FALE COM O COMANDANTE:

[email protected]

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor. A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.