X
X

Diário da Região

22/05/2016 - 00h00min

Artigo

Cardiologia translacional

Artigo

Pierre Duarte NULL
NULL

O adjetivo é pouco conhecido, mas representa um novo ramo das ciências médicas, com a missão de transferir os conhecimentos obtidos nos laboratórios de pesquisa, diretamente à prática clínica. Em amplo conceito, aplica-se de maneira muito especial aos seres humanos, mas também a animais e vegetais.

O campo de atuação é bastante vasto, criando uma nova maneira de entender as doenças, e consequentemente tratá-las, de forma diferente, usando técnicas ainda não dominadas no presente estado da arte. Com emprego do conceito, será possível evitar afecções hereditárias manipulando os genes de embriões antes que sejam implantados no útero de suas mães.

Uma renovada perspectiva se abrirá no campo da prevenção das doenças, pela possibilidade de modificar o comportamento de células e órgãos interferindo diretamente nas causas individuais que provocam o aparecimento de distúrbios endócrinos e metabólicos, como a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, etc.

Seguramente permitirá também adotarmos novos conhecimentos para evitar doenças neoplásicas, em pessoas propensas a tais enfermidades, por defeitos gênicos.

As enfermidades autoimunes, decorrentes de distúrbios imunológicos, incluindo as infecções por baixa resistência, poderão ser evitadas por intervenção direta em seus mecanismos de base, não com medicamentos, mas por atuação nos sistemas responsáveis pelas doenças de autoagressão e aquelas decorrentes de imunodeficiência.

Decorrente destes métodos preventivos teremos um grande impacto na sociedade, pois, a utopia há tanto desejada: a drástica diminuição do número de doentes será cumprida, com aumento da sobrevida da população.

Dispondo de todas estas “armas”, veremos o surgimento de uma nova Medicina, como já aconteceu muitas vezes ao longo dos tempos.

Já tivemos a Medicina Pré-Hipocrática, baseada em elementos característicos da Medicina arcaica: o sobrenatural e o empirismo. Adorava-se Apollo como um Deus, do qual se originava a arte de curar.

Divinizava-se Esculápio, também conhecido como Asclépio, discípulo de Apollo, ao qual eram dedicados santuários em toda a Grécia, para onde iam os enfermos oferecer sacrifícios, acreditando em curas milagrosas.

A Medicina Hipocrática foi a origem da Medicina como conhecimento técnico, sendo o evento mais importante na história da Medicina científica, durou cerca de 300 anos a partir do sexto século aC.

Substituiu a explicação da saúde e da doença, como elementos mágicos ou sobrenaturais, por uma teoria confinada à esfera do homem e da natureza.

Seguiu-se a Medicina Galênica: Cláudio Galeno defendia o exame direto do paciente, a dissecação e a vivissecção: análise anatômica em animais vivos como instrumentos essenciais na educação do médico.

Seus estudos de anatomia foram revolucionários: seccionou e examinou a medula espinal, descreveu o coração e os aneurismas. Demonstrou que os rins secretam urina, e provou que as artérias contêm sangue e não ar. A escola galênica perdurou por mais de 1000 anos.

Este breve resumo histórico aí está para demonstrar como o conhecimento caminha por degraus. A Medicina Translacional é mais um destes avanços, fruto do grande desenvolvimento das ciências aplicadas.

Fazendo jus à tradição do Brasil como pioneiro na área cardiológica, nesta semana foi criada no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo a “Sociedade Brasileira de Cardiologia Translacional”.

Como presidente, foi eleito o professor emérito da USP, dr Potássio Lemos da Luz, ocupando eu o honroso cargo de vice-presidente. Esperamos fazer desta sociedade mais um motivo de satisfação para todos os brasileiros, melhorando as condições de vida da nossa população.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso