X
X

Diário da Região

30/09/2015 - 00h00min

artigo

Ao mestre, com saudades

artigo

Outro dia, deparei com uma matéria no Diário dando conta de que a qualidade da alfabetização em Rio Preto vai bem, comparada com as recentes médias nacional e estadual divulgadas pelo MEC. A matéria chamou-me a atenção por duas razões.

Primeiro, pelo que ela tem de auspicioso ante a estratégia da escola visitada pelo repórter: investir na frequência dos alunos à biblioteca, apressando o letramento e a alfabetização em Língua Portuguesa, e na prática de jogos e resolução de problemas, fomentando a alfabetização em Matemática.

Depois, por dar destaque a uma escola cujo nome homenageia um profissional de inesquecível memória: o professor Antonio Espada Filho. (A escola, no Parque da Liberdade, foi inaugurada em 2011 num justo preito de reconhecimento à atuação do professor Espada – como o chamávamos – em prol do ensino superior e especialmente da instituição Fafi/Ibilce.)

Posto isto, resumo aqui algumas das muitas qualidades que o tornaram uma pessoa simplesmente admirável. Graduado em Matemática pela PUC de Campinas, doutorado em Ciências pela antiga Fafi de Araraquara e livre-docente pelo Ibilce, sua vinda para Rio Preto deu-se em 1970 a convite do prof. Celso Volpe.

Competente, seu espírito de liderança o fez ocupar importantes funções na gestão da instituição, inclusive a de diretor do Ibilce. Pela mesma razão, tornou-se um dos responsáveis pela consolidação do curso de Matemática.

Fui seu aluno no curso e em 1972 nos tornamos colegas em vista de minha contratação pela Fafi. Por 30 anos, tive a honra de privar de sua amizade bem como ainda hoje da de dona Isabel, sua esposa, e dos filhos Teresa Cristina e Paulo Cesar (e de seus cônjuges).

Dono de privilegiada inteligência, carismático e espirituoso, contagiava com seu bom humor os que dele se acercavam. Neste 5 de outubro, completam-se 15 anos de seu falecimento.

Três experiências acadêmicas pelas quais passei tive-o como generoso conselheiro. A primeira, no dia da defesa de meu mestrado, na USP, em 1976. Lembro-me de suas palavras (era membro da banca avaliadora), encorajando-me a prosseguir os estudos! (Foi um dos primeiros a me cumprimentar quando concluí o doutorado, anos depois.) A segunda veio já em 1978: dividi com ele a orientação de meus dois primeiros bolsistas, num projeto de iniciação científica financiado pela Fapesp.

A terceira deu-se em maio de 1998. Eu era candidato (único) a diretor do Ibilce e um grupo de alunos lançou a “candidatura” de um cão (mascote que vivia pelos corredores da instituição). E num dos debates, com o auditório repleto e expectante, o líder do grupo pediu minha opinião sobre a inusitada candidatura. Então, me lembrei de uma antiga orientação do prof. Espada (quando de minha primeira candidatura a diretor): “Nos debates seja sincero, sem ser piegas!”

Atento à sua orientação, sem titubear, reconheci a criatividade do grupo, mas lamentei que ela não fosse habitual nas salas de aula... Aplaudido ruidosamente pelos assistentes, dias depois obtive maciça votação não só dos docentes e servidores técnico-administrativos, mas também dos alunos!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso