X
X

Diário da Região

03/08/2016 - 00h00min

artigo

Academia de Letras

artigo

NULL NULL
NULL

O dia 31 de julho é especial para São José do Rio Preto; significa a data magna da ARLC – Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

Rememorando a história da Academia, consta que no dia 31 de julho de 2008, no recinto do Riopreto Shopping Center, reuniu-se um grupo de intelectuais, com o objetivo de fundar a ARLC – Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

Após os debates preliminares, empolgados, decidiram pelo agendamento de uma assembleia a realizar-se no dia 7 de agosto. Assim, nesse dia citado, com a participação de escritores e pessoas ligadas à cultura, foi proposta, votada, aprovada e institucionalizada a ARLC – Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

A organização funcional da Academia, compõe-se de Diretoria Executiva e Conselho Superior, formada pelos Acadêmicos. Este Conselho Superior tem 45 cadeiras, sendo 25 na área de letras, das quais 23 estão preenchidas; a área da cultura conta com 15 cadeiras, das quais 14 estão preenchidas, além, de cinco a serem oferecidas aos Acadêmicos Eméritos. Academia tem por finalidade precípua congregar e imortalizar expoentes da atividade literária e cultural de São José do Rio Preto.

No decurso desses oito anos, a Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, além de consolidar a sua sede, a qual está instalada a Rua Saldanha Marinho, 3177, Centro, em prédio da Prefeitura Municipal, patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura, também proporcionou vários eventos em prol da sociedade Rio-pretense:

1) - Instituição dos prêmios Dinorath do Vale e José Antonio da Silva;

2) - Primeiro seminário “Encontro da Cultura”, ministrado pelos Acadêmicos, que contou com palestras que abordaram diversos temas tais como: Reflexões sobre cultura; Em nome do DNA; Cidadania e Anarquia, Crenças e Crendices sobre cobras e lagartos; Os Bárbaros Submetidos; Medicina e Fé; A Imigração Italiana e Sua Influência na Cultura Brasileira; Ser o que Sou: Isto é Possível?; A Importância da Fotografia para a História de Rio Preto; A Obra-Prima de Guimarães Rosa; Os Livros da História de Rio Preto; Rui Barbosa: Política e Pensamento;

3) - Segundo Seminário de Cultura da ARLC ministrado pelos Acadêmicos;

4)- Terceiro Seminário de Cultura com palestras quinzenais, proferidas pelos Acadêmicos;

5)- Reedição do Livro “Pé no Chão”,de autoria do Professor Dario de Jesus, e publicado em 1926, trata-se da primeira obra de ficção editada em São José do Rio Preto;

6) - Edição da 1ª Revista da ARLC;

7) - Participação do Evento “Jornada de Mulheres Escritoras”;

8)- Outorga do Título de Membro Honorário da ARLC ao Escritor, crítico literário, Prof. Dr. Fabio Lucas, Membro da Academia Brasileira de Letras;

9)- Curso de “Atualização de recursos Naturais”, ministrado pelo Acadêmico Luiz Dino Vizoto;

10)- Curso “A História da Arte” ministrado pelo Acadêmico Romildo Sant’Anna;

11)- Participação da Semana do Livro;

12)- Criação do Blog da ARCL;

13)- Participação da “Feira do Livro”;

14)- Criação do anuário acadêmico; etc.

Este é um resumo das atividades que a ARLC – Academia Rio-pretense de Letras e Cultura vem desenvolvendo em prol da sociedade, porém, este silogeu rio-pretense pretende intensificar suas atividades no universo intelectual, cultural e artístico.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso