X
X

Diário da Região

06/10/2015 - 00h00min

Painel de Ideias

A semana do saco cheio

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

O Brasil comemora, nos dias 12 e 15 de outubro, o dia da criança e o do professor. Antecipo a temática para contextualizar a situação do infante e a do mestre na pátria (des)educadora tupiniquim. Com a má qualidade da gestão pública na educação, eles se encontram fragilizados: um se vê privado de ensinamento necessário à sua inserção social, e o outro se vê desprezado em uma sociedade que desvaloriza o saber. Nesse clima obscuro, parte da educação nacional celebrará, entre os dias 11 e 18 de outubro, a semana do saco cheio.

O dia da criança deve muito ao marketing da Estrela, idealizadora de campanha para alavancar a venda de brinquedos. Com tal espírito comercial em vista, empresas passaram a oferecer pacote turístico para concluintes do ensino fundamental e do médio com o objetivo de encerrar ciclos de aprendizagem com uma ocasião marcante nas areias de Porto Seguro, nos parques da Disney. Para quem não quer (ou não pode) viajar, a data serve para colocar em dia matérias dos vestibulares. Tatuagem de hena, beijo furtivo, balada escaldante, aulas particulares. E os alunos passam a semana do saco cheio. Do quê?

O dia do professor remonta a Pedro I e tem a missão de enaltecer a figura docente. Com tal espírito nobre em mente, falemos de números: considerando carga de 40 horas semanais, o salário-base médio é de R$ 2.711,48 para licenciados no início da carreira. De Sócrates a Paulo Freire (sem olvidar a tia do jardim I), todos guardamos a figura de um preceptor brilhante na mente. Somos muitos alexandres, iguais em tudo e na vida. Aulas para preparar, provas para corrigir, viagens por fazer ou livros por ler. E os mentores atravessam a semana do saco cheio. Do quê?

O eu lírico da canção de Chico Buarque retrata o povo brasileiro, que entoa todo dia: “Deixe em paz meu coração/Que ele é um pote até aqui de mágoa/E qualquer desatenção, faça não/Pode ser a gota d'água”. Somos desatentos em relação ao papel da aprendizagem na formação de um país mais justo, mais desenvolvido. Estamos aturdidos pela condição política nacional, mas felizes porque quarta tem futebol, fevereiro tem carnaval, feriado tem ponte, e o país bonito por natureza tudo tropicaliza, anestesiando a vontade de reação. Cadê a gota?

Estamos fartos. Do triunfo de criminosos e de ineptos. De uma escola que não ensina estudantes que não desejam (não conseguem) aprender. Da falta de vagas no ensino superior e da desqualificação docente. Da insegurança pública, do horror do SUS, do desamor na vida cotidiana. De tanto pagar imposto sem receber a devida prestação de serviços públicos de qualidade mínima. Uma enchente.

Homens e livros. Receita de um país nas palavras de Monteiro Lobato. No Brasil, meninos mais velhos e mais novos podem desenvolver postura de capitão da areia, confirmando um determinismo criminoso. Falta livro e falta homem disposto a ler. Dumbledore, Xavier, Ross, Girafales, Paulo Freire – tantos mestres. Também sou professor, e não apenas ensino, mas também aprendo lições essenciais nem sempre perceptíveis aos olhos, mas percebidas pelo coração. Nosso saco está cheio, mas nossa alienação está gigantesca. Precisamos esvaziar o saco. E você? Está cheio do quê?

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso