Diário da Região

07/07/2016 - 00h00min

artigo

A esperança da democracia

artigo

NULL NULL
NULL

A Operação Lava Jato, em todas as suas vitoriosas etapas, lava a alma do brasileiro. Fatos impensáveis na vida nacional - pública e privada – vêm à tona com desfechos inéditos de punição devida a atos corruptos. A determinação, o labor, a vigilância e a correção da República de Curitiba são um sinal de amadurecimento da nossa democracia.

Uma lista de nomes pitorescos para as etapas vai marcando a Lava Jato como a mais sensacional e gigantesca força-tarefa para redimir o país. As sentenças do Juiz Sergio Moro tem sido a prova de que a impunidade no Brasil vai perder força e espaço. Oxalá o exemplo de punição exemplar seja uma pratica constante a ser adotada para todo o sempre. A inteligência e o profissionalismo de Moro e sua equipe são reconhecidas internacionalmente e fazem mais pelo Brasil do que qualquer plano mirabolante de economistas. A atuação desses jovens doutores da lei nos remete a tempos de esperança, fé, renovo do orgulho de ser brasileiro e um olhar mais credo de que o futuro poderá ser melhor, mais digno e vibrante.

Viver neste século é presenciar coisas claras, transparentes e de uma nitidez até exagerada. A globalização confronta verdades e realidades. Se não for sério, justo e decente o fato é escancarado aos quatro cantos, vira noticia e alvo de investigação. Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e é esclarecida, para quem é adepto da cultura e do hábito saudável da verdade, ou não.

Países em que a liberdade é cerceada, a corrupção rola solta e a miséria dos povos é notória não ficam sem virar notícia. A comunidade internacional pode opinar e intervir, não do jeito e da forma como ainda seria o ideal. Mas já é uma abertura como nunca vivemos. E o Brasil está escancarado para o mundo, e a imensa maioria dos países apoiam nossa luta contra os males e os prejuízos de um governo corrupto e desleal com os propósitos de crescimento da nação e o bem-estar da população.

Todo o longo e desgastante processo que culminou no afastamento da presidente Dilma (e que certamente culminará em seu impeachment) deve, portanto, servir não só para o nosso resgate perante as nações de bem deste mundo. Ele deve ser, também, um bom pretexto para a sociedade brasileira refletir sobre o todo das ações de cidadania.

É o conjunto virtuoso da ética, decência, generosidade, não ao egoísmo e a lei de Gerson, cumplicidade e compromisso com o desenvolvimento da nação como mãe e protetora de todos nós. Nossos pequenos atos devem ser flagrados nessa reflexão. Nossa vigilância sobre os dirigentes públicos dos municípios deve ser constante e redobrada.

Nosso amor à democracia, a liberdade e ao valor da moral na condução de uma vida de bons frutos deve ser alimentado e protegido. Qualquer novo governo que se apresente deve ter bem clara esse novo posicionamento do brasileiro. Queremos ética, justiça, sensatez, planos coerentes, oportunidades, seriedade, respeito e principalmente, emprego, dignidade e amor sem fingimento ou hipocrisia pelo Brasil. Bons tempos estão por vir. Vamos acreditar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso