X
X

Diário da Região

25/11/2016 - 00h00min

Artigo

A Era da sociedade líquida

Artigo

NULL NULL
NULL

Estamos vivendo aquilo que os cientistas chamam de sociedade líquida, formatada a partir de valores que anteriormente foram sólidos, mas que se desmancharam no ar. E quais são esses novos valores? O núcleo duro da mudança está na substituição da categoria espaço que cedeu lugar à categoria tempo.

Esse fato tem criado novas relações humanas que nos têm aproximado como nos têm distanciado uns dos outros. Como arrumar a casa para criar condições novas e necessárias a uma vida digna na nova civilização que está emergindo no planeta? E quais são os novos valores emergentes? Quanto custou ou está custando solidificá-los? Quantos estão sendo perseguidos e brutalmente deletados por entender e lutar pela nova sociedade que já está em gestação? Quantos homens e mulheres de fé estão nessa luta além de Francisco, o Papa?

Esses são aqueles para os quais, de fato, o Espírito de Deus renova a face da terra; não são, necessariamente, religiosos ou frequentadores de culto e de missas; são os discípulos construtores da verdade, da justiça, da alegria, da paz, da fraternidade, enfim, da construção da nova civilização do amor: para eles e elas o amor não morre de morte natural.

Como diz Jesus, esses ciclos sempre aconteceram e continuarão acontecendo e terão como sinais os mesmos de sempre: guerras, grandes terremotos, corrupções, doenças endêmicas, violências e perseguições. Jesus nos previne, assim como a seus discípulos, que seremos levados de roldão, confundidos com todos os que estão no olho do furacão: Todos vos odiarão por causa do meu nome.

Jesus garante aos discípulos que não serão abandonados na missão: Mas vós não perdereis um só fio de cabelo de vossa cabeça. Além disso, promete a eles que não os deixará órfãos, mas que lhes enviará do Pai o seu Espírito (Jo 14,15-18). O evangelho de hoje é uma leitura profética de Jesus a respeito da mudança de época sinalizada e focada na destruição da cidade de Jerusalém e de seu Templo.

O que era símbolo de segurança e perpetuidade do povo de Israel começa a desmoronar. Uma sociedade nova está nascendo das ruínas de uma cultura que já era. Jesus pede que os discípulos não se fixem nos acontecimentos de cunho natural, histórico ou socio-político, mas que prestem atenção ao novo que vem surgindo das antigas ruínas.

Imaginem que o Estado Islâmico – ou um outro doido qualquer – matasse o papa e implodisse a Igreja de São Pedro em Roma: será que acabaria a Igreja Católica? Como Igreja, nunca estamos sós. Não somos uma sociedade de livres pensadores, mas uma comunidade comprometida com a vida que está em nós, nos outros e em todas as suas manifestações; nós somos a videira do capítulo 15 de João, somos seus galhos e ramos ligados ao tronco e sem os quais não há condição de frutos.

Do tronco, que é Jesus, vem a seiva, o Espírito, que alimenta a planta e a faz produzir frutos permanentes. Quem cuida para que tudo funcione bem é o agricultor, o Pai Celeste. (Jo 15). Nós precisamos aprender a discernir os sinais dos tempos, desde os mais particulares até os mais estratosféricos. Mais que isso, precisamos nos tornar os próprios sinais.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso