Diário da Região

04/10/2005 - 00h20min

Revanche da cidadania

Revanche da cidadania

O mês de outubro, neste ano, abre uma estação propícia para a cidadania. Depois do denso nevoeiro produzido pelo tiroteio de denúncias de corrupção política, o panorama começa a clarear. Pela frente, vai se desenhando o caminho. Despontam iniciativas importantes que requerem nossa participação. No dia 23, somos convocados para um referendo. Independentemente do assunto posto em discussão, o fato em si mesmo já é salutar. Iremos decidir se estamos de acordo, ou não, que se proíba no Brasil o comércio de armas de fogo. Esta a questão do referendo do dia 23. Pois bem, haveria tantas outras questões, que também poderiam ser decididas pela vontade do povo. Aí emerge com evidência a importância de levantar estas questões, defini-las bem, ponderar suas causas e conseqüências, criar consensos, para finalmente amadurecer as decisões. Neste sentido, além do referendo, neste mês temos outro acontecimento, certamente menos divulgado, mas com certeza mais importante e mais promissor. Do dia 25 a 28 de outubro, querem se reunir em Brasília mais de 10 mil pessoas, que já estão se mobilizando em todos os Estados do Brasil. Sua intenção é dar uma resposta adequada a este momento de crise porque passa o País. Esta disposição surpreendente emergiu com força entre as entidades e movimentos que participavam do processo da Quarta Semana Social Brasileira e das iniciativas ligadas à causa da dívida e ao problema da Alca, levadas adiante pelo movimento Jubileu Sul. Há mais tempo que estava previsto, para este mês de outubro, um "momento nacional" do processo da Semana Social. Mas ninguém podia imaginar que chegássemos a este "momento" que o País está vivendo, em conseqüência dos episódios políticos de que já se falou exaustivamente.

A pior conseqüência destes fatos seria o desânimo do povo e a decepção da cidadania. Aí ficaria aberto o espaço para a alienação política e para as manobras dos aproveitadores. Mas ao contrário, a crise despertou para a reação salutar da cidadania. Ela se manifesta, por exemplo, na firme decisão tomada pelas pastorais e movimentos sociais, de unir forças, e convocar um evento catalisador de energias e desencadeador de mobilização nacional, capaz de reverter a onda de pessimismo produzida pelos escândalos da corrupção. Daí a convocação para se realizar em Brasília, de 25 a 28 de outubro, a "Assembléia Popular: Mutirão por um novo Brasil". A própria realização da assembléia é um desafio. Reunir 10 mil pessoas, não como espectadores mas como lideranças representativas de movimentos e iniciativas locais espalhadas por este imenso País, já é um exercício de organização e articulação que convida a assumir a dimensão nacional dos nossos problemas e encontrar igualmente caminhos de soluções adequadas. Os debates girarão em torno do projeto de Brasil que nós queremos. Terão como ponto de partida as reflexões já realizadas nas bases, ao longo das muitas "assembléias" e "semanas sociais". O anseio é definir com clareza algumas "bandeiras de luta" que irão sustentar a organização e a mobilização da cidadania, a ser levada adiante com mais convicção e mais articulação, tirando lições da crise e assumindo melhor nossas responsabilidades. A estação é propícia. Os ventos de inverno podem também anunciar a primavera.

DOM DEMÉTRIO VALENTINI
Bispo da Diocese de Jales
www.diocesedejales.org.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso