X
X

Diário da Região

20/11/2015 - 00h00min

Painel de Ideias

É preciso salvar o minuto

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

O que fazer diante de um país arrebentado? Crises e mais crises. Política. Econômica. De segurança. Agora, até ambiental, sem precedentes. Alguns esperam uma solução que “venha de cima”; por um salvador da pátria. Outros já não acreditam em coisa alguma. Mas muitos confiam na força das iniciativas da sociedade civil, do empreendedorismo social, ao lado do Estado. Algo como um “tertius”, ainda que para o socorro imediato, para plantar uma ideia ou para dar continuidade a um trabalho solidário.

São José do Rio Preto adota essa terceira via. Segue um bom exemplo:

O Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora da Acirp – Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto - promoveu, em parceria com o Poder Público, no último dia 31 de outubro, a 18.ª edição da Caravana da Cidadania 2015, na Escola Municipal Cyrino Vaz de Lima, do Bairro Nova Esperança. Um evento de números impressionantes, a demonstrar a capacidade de organização da entidade, unida ao município e ao Estado, para o bem comum.

Ao todo, a caravana contou com 350 voluntários em 55 parceiros de empresas privadas, entidades de classe e órgãos públicos. Mais de oito mil pessoas passaram pelo local. 3.596 atendimentos presenciais. Na área de saúde, exames de medição da taxa glicêmica, tipagem sanguínea, audiometria, avaliação pedagógica, fisioterapia, teste de visão. Nos serviços de beleza e bem-estar, cortes de cabelo, massagem relaxante, máscaras terapêuticas, tratamento, hidratação e limpeza de pele. Na cidadania, cadastros para vagas de empregos e para o programa Menor Aprendiz, orientação jurídica e psicológica. Entre outros, presentes o Conselho Tutelar, o Semae.

Os céticos, especialmente eles, podem dizer que pouco ou nada vai mudar naquele bairro. Talvez, possam estar com a razão. Porém, o que este país mais necessita não é do ceticismo dos racionais; sim, do voluntarismo dos otimistas, do suor daqueles que se dedicam aos detalhes, a uma só pessoa que seja. Do cabeleireiro que deixou a moça feliz naquele sábado. Do enfermeiro que mediu a pressão arterial do rapaz. Do médico e do fisioterapeuta que corrigiram a postura daquela senhora. Do empresário que vai empregar aquele menino cuja mãe não sabia mais a quem recorrer.

Segunda-feira, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, o grande jornalista esportivo José Trajano recitou um texto da poetisa portuguesa Matilde Campilho, revelação da lírica em língua portuguesa, que esteve na ultima Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, cuja expressão de suas palavras que cai bem às iniciativas solidárias de nossa gente:

“É preciso, sim, desenhar, é preciso fazer canções. A poesia, a música uma pintura, isso não salva o mundo, mas salva o minuto. E é suficiente. A gente está aqui para dançar um pouco sobre os escombros. O cirurgião vai tentar salvar todas as vidas que puder. A gente vai poder salvar os segundos – da minha vida, da vida de todos meus amigos”.

Nas gírias dos bons moleques, “valeu!!!, meninas da Acirp; tamo junto”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso