X
X

Diário da Região

21/07/2016 - 16h41min

Sobre Cobogós

Charme e descontração com cores vibrantes e desenhos ousados

Sobre Cobogós

NULL NULL
NULL

Os Cobogós são elementos vazados e modulares que tiveram forte presença na arquitetura modernista brasileira e retorna, atualmente, compondo fachadas e ambientes charmosos, no estilo retrô ou contemporâneo, dependendo do formato aplicado.

Tem sua origem inspirada nos muxarabis, elemento arquitetônico árabe que consiste numa treliça de madeira, instalada em sacadas e janelas.

Nos anos 20, buscando melhorar as condições climáticas das casas nordestinas, três engenheiros criaram as peças de Cobogós utilizando cimento e batizaram com esse nome por serem as iniciais dos seus sobrenomes: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes. Proporcionando uma melhor iluminação e ventilação naturais que geram conforto térmico, o uso de Cobogós tomou força nos anos 40 e 50 também internamente, como elemento estético separando sutilmente ambientes.

Atualmente, podem ser encontrados em outros materiais como a cerâmica e o vidro. Além de colaborarem com o conforto térmico das edificações (um dos objetivos da arquitetura sustentável), os Cobogós são usados novamente com função estética, pela rica variedade de formas e cores e pelo jogo de luz e sombra que oferecem com a ação da iluminação, proporcionando variadas possibilidades na elaboração de projetos.

Seguem alguns exemplos de sua aplicação.

Valorize sua reforma ou construção utilizando Cobogós!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso