X
X

Diário da Região

05/08/2016 - 09h10min

Curiosidades da arquitetura

As casas paulistas e a história do piso de cacos

Curiosidades da arquitetura

NULL NULL
NULL

Conhece esse piso ao lado? 

A maioria dos paulistas, com toda certeza, já se deparou em algum momento da vida com ele. Pode ser que possui ou conhece alguma residência em que ele existe no seu formato original.

O piso de mosaico de cacos de cerâmica vermelha, com algumas peças nas cores amarela e preta, se tornou um marco na história da arquitetura paulista. A maneira como isso aconteceu é um tanto curioso. Lá vai um breve resumo...

Havia muito refugo (peças com defeito que são descartadas) na indústria cerâmica em meados dos anos 40. Na época, a classe média consumia em massa o piso cerâmico vermelho (mais barato que o amarelo ou o preto), mas não era acessível às residências dos operários, que possuíam apenas um piso cimentado em torno da casa.

Um dia, um dos operários de uma das indústrias, buscando uma alternativa ao piso cimentado, pediu permissão para utilizar o refugo, que, aliás, ia se amontoando e, então, aplicou os cacos na entrada da sua casa. A vizinhança simpatizou com o visual e começou a aplicar também. Assim, foi se disseminando até chegar à classe média, que passou a aderir à moda.

A procura por cacos passou a ser maior do que a procura pela cerâmica inteira, o que fez com que as indústrias passassem a quebrar pisos bons pra acudir a demanda. 

Atualmente, o piso em mosaico de cacos é encontrado em ambientes projetados no estilo retrô, com a versatilidade de outras cores e texturas, mas com o mesmo efeito despojado, alegre e dinâmico.

As fotos dessa postagem são de autoria do fotógrafo e amigo Ruy Barbosa Jr e mostram o piso da sua própria residência, que conserva a maioria dos elementos originais.

Fonte: A elegância das coisas

 

Arquitetando com vivi
 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso