Cidades da região preparam ambulânciasÍcone de fechar Fechar

Atendimento a casos suspeitos

Cidades da região preparam ambulâncias


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Prefeituras da região de Rio Preto prepararam ambulâncias especialmente para atender pacientes com suspeita de Covid-19. O modelo foi enviado pelo Samu de Rio Preto, que preparou dois veículos básicos e um de alta complexidade para este tipo de chamado. O profissional da regulação, que atende ao chamado, é que decide qual ambulância deve ser enviada. Assim como todos os profissionais da rede municipal, os do Samu foram capacitados para atender pessoas com suspeita de coronavírus.

O acionamento é feito da mesma forma, pelo telefone 192. Os veículos contam com luvas, máscaras e aventais para os profissionais.

Em Fernandópolis, por exemplo, veículo, equipamentos e equipe passam por uma higienização especial antes e depois dos atendimentos, com uso de álcool a 70%, hipoclorito de sódio ou outro desinfetante e borrifador para os macacões. "A equipe despachada também utiliza todos os equipamentos de proteção individual (macacão de manga longa, avental, óculos de proteção, luvas de procedimento, touca e máscara cirúrgica). Uma sala na base do Samu foi destinada para guardar os macacões e botas logo após as ocorrências", informou a prefeitura.

Em Votuporanga, o interior de uma unidade móvel foi totalmente envelopado com plástico e outros materiais descartáveis para atendimento e transporte dos pacientes.

Conforme a prefeitura, o atendente, por telefone, avaliará a necessidade de o paciente ser encaminhado a um posto de atendimento. Se a orientação for para permanecer em casa, o Samu será responsável pelo fornecimento e encaminhamento das receitas, dos medicamentos e atestados médicos. Dessa forma, o paciente evita a circulação pelas unidades de saúde do município, preservando a sua saúde e a saúde de outras pessoas.