IMG-LOGO
Home Gastronomia
Gastronomia

Entrada: um verdadeiro convite do que virá no prato principal

Jéssica Reis - 04/04/2020 00:18

Entrada, aperitivo, antepasto, petisco são muitas as formas de chamar a comida que é servida antes do prato principal. A apresentação também varia muito, pode ser desde uma salada até pequenos petiscos para comer com as mãos, sofisticadas ou simples.

"Frias ou quentes, as entradas são um convite para aguçar o paladar para o prato principal, que vem a seguir. Não é à toa que na gastronomia italiana as entradas são chamadas de 'antepasti' ou, literalmente, aquilo que vem antes do primeiro prato", explica Renata Covizzi, chef de cozinha da rede pizzarias Bella Capri. Na pizzaria, especialmente na loja da Redentora, há uma mesa especial de antepastos com variedade de queijos nacionais e importados, geleias artesanais, embutidos. "No cardápio, também há opções de entrada com preparação mais elaborada como a Burrata - muçarela de búfala cremosa acompanhada de crostini - e a Melanzane Alla Bella Capri - fina massa temperada, berinjela, molho de tomates italiano, muçarela, manjericão fresco, tomates e parmesão ralado", diz a chef.

Segundo o chef Rafael Faustino, do Salsa Rooftop, no inverno as pessoas buscam por entradas quentes e no verão entradas frias. "Percebemos ao longo dos anos que é uma questão de gosto. Hoje, temos as duas opções no cardápio para os clientes poderem escolher a que mais agradar", explica. Uma das sugestões do chef é a lula com molho de tomates na brasa. "Um misto de sofisticação e o nosso segredo do molho feito na brasa." Como acompanhamento, Faustino sugere um vinho branco encorpado Chardonnay.

O chef Rômulo Giponi, da Maremonti Trattoria e Pizza, recomenda a Focaccia di Salmone antes do prato principal. "Além de ser um prato leve e com ingredientes aromáticos, harmoniza com um bom vinho branco e um belo espumante antes da refeição", explica.

"Dentre as diversas escolhas do menu do Outback, o Firecracker Shrimp é um aperitivo muito pedido entre os nossos fãs, além de ser ideal para compartilhar com os amigos e a família. Uma dica é harmonizar com o chopp servido na caneca congelada", diz Anne Royo, sócia-local do Outback Rio Preto.

Para montar uma mesa de entradas em casa, a chef Renata Covizzi recomenda ter de quatro a cinco tipos de queijo, dois embutidos, um tipo de legume, azeitonas, palmito e pães, além de um bom vinho para acompanhar. Se preferir, a seguir selecionamos quatro receitas para você preparar em casa.

Se você gosta de cozinhar não pode deixar de curtir os canais de gastronomia da SKY TV

Torrada tradicional com frango picante

Ingredientes

300g de peito de frango

Sal a gosto

1 colher (chá) de páprica picante

cenoura média ralada

1/4 do bulbo de erva-doce cortado em tiras finas

100g de requeijão cremoso light

2 colheres (sopa) de cebolinha lavada e picada

1 pacote de torrada Piraquê tradicional

Modo de preparo

Cozinhe na pressão o peito de frango com 1 litro de água, 1 colher (chá) de sal e colher (chá) de páprica, por 20 minutos após começar a apitar. Drene a água e desfie o frango. Em um recipiente, coloque o frango e o restante dos ingredientes. Misture bem, acerte e sal e sirva sobre a Torrada Piraquê Tradicional.

Fonte - Piraquê, www.piraque.com.br

Focaccia Di Salmone

Ingredientes

100g de massa de pizza

2 colheres de sopa de queijo cremoso

120g de salmão fatiado fino

1 colher de café de raspas de limão siciliano

1 pitada de flor de sal

1 ramo de endro dill

Folhas de baby agrião para decorar

Modo de preparo

Abra o disco da pizza não muito fino e fure com um garfo. Asse a massa em forno a 200°C por aproximadamente 10 minutos ou até a massa estar bem assada. Retire o disco assado do forno e coloque em um prato, passe o queijo cremoso sobre a massa e coloque as fatias de salmão. Coloque a flor de sal, a raspa de limão siciliano e os ramos de endro dill. Decore com os brotos de agrião e sirva.

Uma dica: coloque um fio de azeite trufado em cima da focaccia.

Fonte - Maremonti, (17) 3201-8810

Cestinha de tapioca com carne seca e geleia de damasco

Ingredientes

200g de farinha de tapioca hidratada

200g de carne seca

50g de manteiga

50 ml de azeite

1/2 cebola picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

50g de salsinha picada

100g de geleia de damasco Homemade

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Disponha a farinha de tapioca já hidratada em pequenas forminhas. Molde uma a uma em formato de cestinhas. Leve para assar por 30 minutos. Reserve e deixe esfriar. Após esfriar, retire as cestinhas de tapioca de dentro das forminhas. Dessalgue a carne e cozinhe com água por 30 minutos. Espere esfriar e desfie a carne. Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite e refogue a carne com cebola, o sal e a pimenta.

Recheie as cestinhas com a carne refogada, salpique a salsinha e adicione uma colher de café de geleia de damasco Homemade. Sirva em seguida.

Fonte - Homemade, www.homemade.com.br

Salada de maçã com vinagrete e mel

Ingredientes

1 xícara de espinafre

1 xícara de rúcula

1/4 de xícara de figos e damascos secos picados

1/4 de xícara de nozes

2 colheres de sopa
de ricota fresca

1 maçã

2 fatias de bacon
cozido e picado


Molho de mostarda dijon e mel

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 colher de sopa de vinagrete de maçã

1 colher de sopa de mel

1 e 1/2 colher de chá de mostarda dijon

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Monte a salada na ordem que preferir. Em outro recipiente misture todos os ingredientes do molho. Na hora de servir regue o molho sobre a salada.

Fonte - Brie Delicatessen, (17) 3301-3100

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: