Em outra dimensãoÍcone de fechar Fechar

Brasil/Mato Grosso

Em outra dimensão

Serra do Roncador, no Mato Grosso, ainda é uma região pouco explorada


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Nos tempos de Cândido Rondon, o Mato Grosso era visto como um lugar inóspito, nos "confins da civilização", como lembra o jornalista Larry Rohter, autor da recém-lançada biografia daquele insistente marechal que mapeou o Brasil central, no início do século passado. Mais de cem anos depois, certos destinos mato-grossenses parecem congelados na época em que o estado era um endereço desconhecido, distante e de difícil acesso.

Na Serra do Roncador pouco parece ter mudado desde então. Sobre um platô no sudeste do Mato Grosso, a mais de 500km de Cuiabá e na divisa com Goiás, é a versão mais bruta de um Brasil turístico que ainda falta ser descoberto do lado de cá do país, onde imponentes quedas d'água esculpem muralhas de pedras que se escondem em anfiteatros naturais que parecem saídos de histórias mágicas.

Para esta reportagem, encaramos uma travessia de quase 40km, vencidos em três dias de caminhada cênica pelo interior da Serra do Taquaral, um braço do Roncador. Prepare-se para uma dose elevada de cachoeiras, banhos em rios e trilhas. Somente no Bateia são 17 quedas no interior de uma fenda que esconde este complexo, numa área privada de cerca de 20 mil hectares e 11 fazendas. Mas isso não é tudo.

O experiente guia Osmair Guimarães Farias lembra que, reza a lenda, o destino abriga oito portais para outras dimensões. A Serra do Roncador, onde o Cerrado se funde com a Amazônia, é conhecida por abrigar uma passagem para a Terra Oca, caminho subterrâneo para Machu Picchu, e até um Portal para Atlântida - ideia alimentada pela teoria de que a região já foi o fundo do mar. Sem falar nos relatos de aparições extraterrestres que todo morador tem para contar (que não os deixe mentir um certo aeroporto para espaçonaves, construído no alto do Parque Estadual da Serra Azul). Acredite você ou não, são as histórias que o Roncador tem para contar.