Brilha uma estrelaÍcone de fechar Fechar

México

Brilha uma estrela

Caribe mexicano é uma constelação com muitas estrelas como Cancún, Telum e Isla Mujeres


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Se você sonha conhecer o mar turquesa do Caribe, mas repensa a viagem toda vez que se imagina encurralado por uma multidão de spring-breakers, saiba que o paraíso existe, sim, e está bem perto dali. Cerca de 15 quilômetros de distância separam a badalada Cancún, no estado de Quintana Roo (que também abriga Cozumel, Tulum e Playa del Carmen), do município de Isla Mujeres, península em formato de "S", repleta de praias e lagoas virgens.

Por muito tempo, a região foi encarada como uma escapada a partir de Cancún, atraente por suas belas praias e pelo clima de tranquilidade que contrasta com a cidade vizinha, sempre cheia e agitada. Na última década, entretanto, Isla Mujeres ganhou infraestrutura de alta qualidade e passou a se destacar como destino definitivo.

Nos últimos anos, sua fração continental, a chamada Costa Mujeres, ganhou redes de resorts para receber o fluxo de turistas que se interessam por uma passagem tranquila pelo Caribe. A ilha que dá nome ao município pode ser acessada de barco (são cerca de 20 minutos e US$19 até lá) e também oferece seus próprios hotéis, restaurantes e passeios. Ainda assim, vale a pena conhecer as duas faces da região.

Na Costa Mujeres, destacam-se o Grand Palladium Resort & Spa e o TRS Coral Hotel, que oferecem hospedagens all-inclusive (serviços de gastronomia, bem-estar e entretenimento), padrão entre os hotéis da Riviera Maya. Inaugurado há pouco mais de um ano, o complexo de 4.740m², que inclui os dois hotéis, fica a cerca de meia hora de carro do aeroporto de Cancún.

Listar todas as belezas naturais do Caribe mexicano é uma tarefa que beira o impossível, mas a competição entre Isla e Costa Mujeres é acirrada pelas melhores paisagens da região. Vista de cima, longas faixas de areia branca contrastam com o mar cor de pedra preciosa, manchado de azul escuro e claro, no qual se pode ver o fundo mesmo em grandes profundidades. A água é quente e sem ondas, convidativa para um mergulho a qualquer hora do dia ou da noite. Nessas praias, você não verá os turistas balançando garrafas de tequila e nem cruzará caminhos com uma festa de última hora. Tudo é tranquilo e silencioso. Apesar de pouco explorada, a região conta com hospedagens de alta qualidade, boas estradas (alugar um carro e explorar a região de maneira independente é uma boa opção) e um leque de passeios obrigatórios. Saídas para praias mais distantes ou ilhas são oferecidas por agências de turismo ou pelos próprios hotéis. Os preços sobem na alta temporada, de fevereiro a maio, quando o risco de chuva é mínimo em praticamente todo o litoral.