Os ovos de Páscoa feitos artesanalmente por rio-pretensesÍcone de fechar Fechar

Sirva-se

Os ovos de Páscoa feitos artesanalmente por rio-pretenses

Ovos gourmet com recheios e apresentações diferentes são destaques este ano


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Quanto mais recheio melhor! Esse é o requisito para escolher um ovo de Páscoa gourmet. Trufados, para comer de colher ou com acabamento fino. O que não falta é criatividade para atrair os 'chocólatras' nessa época. Mais do que um símbolo da Páscoa, o ovo de chocolate é uma daquelas sobremesas que mexem com a nossa memória afetiva. Além disso, em tempos de pandemia e distanciamento social, nada melhor do que manter o espírito pascal que é de esperança e deixar que os chocolates adocem um pouco esse momento.

Uma rápida busca nas redes sociais com a hashtag #pascoariopreto e lá estão os ovos de Páscoa feitos artesanalmente por rio-pretenses. Os ovos de colher são a maioria e só de ver as fotos já dá água na boca. Márcia Freitas Lopes, de 23 anos, da Bendito Cacau, se inspira em doces e combinações que vende durante o ano todo, para produzir os sabores dos ovos. "O Brownie Supremo é inspirado no nosso Brownie Tudão, o doce mais vendido do ano de 2019. Uma combinação de brownie, brigadeiro de leite Ninho e Nutella. Também temos as barras recheadas que são um sucesso absoluto", conta.

Caroline da Silva Carvalho, de 29 anos, e sua mãe Marlene Ferreira da Silva Carvalho, de 55 anos, da Petit Caroli, produzem ovos de Páscoa desde 2018. A novidade para este ano é o ovo de colher com casca de brownie, recheado com doce de leite Moça, pedaços de brownie e brigadeiro meio amargo cremoso. "Além de ovos de Páscoa, produzimos também caixinhas de brigadeiros com mensagens em chocolate que são o maior sucesso", diz Caroline.

Há três anos as sócias Jéssica Lima Nunes, de 29 anos, e Bruna Cury, de 29 anos, da Lima&Cury Ovos Gourmet, viram nos ovos de Páscoa uma oportunidade de fazer uma renda extra. Desde então a procura vem crescendo e hoje já pensam em oferecer outros produtos durante o ano. Segundo Jéssica, para fidelizar os clientes, elas trabalham com ingredientes nobres, procurando sempre investir na qualidade dos produtos, além de fazer tudo com muito amor. "Para este ano, a novidade é o sabor fit mousse de chocolate devido ao público que vem crescendo bastante, e também os ovos de colher de Nutella com brownie e o de Kinder Bueno com Nutella."

Em 2016, Pedro Henrique de Melo Santos, de 18 anos, da Rei Doces, começou a fazer trufas para comprar um celular. Ele descobriu que gostava de fazer doces. Desde 2018 também se dedica a produção de ovos de Páscoa. "O sabor Ninho, morango e Nutella foi um sucesso na Páscoa anterior, digo uns 70% das vendas. E, lógico, que esse sabor está em destaque em meu cardápio de Páscoa 2020", revela.

Existe ainda os ovos artísticos, outra novidade para este ano. "A produção dos ovos artísticos é toda artesanal. Primeiro surge a ideia de cada ovo, como se fosse um projeto de uma casa; em seguida buscamos receitas que irão combinar sabores e, só depois vem a decoração e os detalhes. Um ovo artístico leva um tempinho a mais para ser executado em comparação aos tradicionais e requer paciência, amor e dedicação", diz o chef Leone Costa, da Brie Delicatessen.

A chef de cozinha Gabi Mello tem muitas novidades para a Páscoa 2020. Entre eles é o ovo de chocolate belga ao leite, recheado de bolo de cenoura e calda de brigadeiro. Tem ainda o ovo brownie com caramelo e flor de sal, o ovo Nutella com casca de chocolate belga branco com ganache de chocolate branco, farofa Oreo e muita Nutella, entre outros.