Bolos e salgados por delivery são opções para os dias de quarentenaÍcone de fechar Fechar

Sirva-se

Bolos e salgados por delivery são opções para os dias de quarentena

Bolos e doces feitos em casa e entregues por delivery são opções para adoçar os dias de quarentena


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Em tempos de pandemia do coronavírus e isolamento social, os pequenos empreendedores tentam se reinventar e continuar vendendo seus produtos. São muitas as pessoas que produzem bolos, docinhos e salgadinhos em casa. A preocupação com a higiene aumentou e os pedidos diminuíram, mas mesmo assim eles continuam ativos levando sabores e conforto aos lares de outras pessoas que precisam manter o distanciamento e evitar a propagação da doença.

Nas redes sociais a campanha #compredopequenonegocio tem incentivado as pessoas a valorizarem o negócio do seu bairro, do seu vizinho e até de familiares. Há cerca de quatro anos, Alice Duarte Marques dos Santos, de 52 anos, começou a fazer bolos em casa para a família e os amigos e, aos poucos, começou a vender para outras pessoas para complementar a renda. Desde o ano passado, quando foi dispensada do emprego, começou a se dedicar exclusivamente à produção de bolos e salgados. "Deu muito certo, só trabalho com delivery, eu mesma faço e entrego. Comecei no condomínio que eu moro e hoje já vendo para os condomínios do bairro. Faço a divulgação dos meus produtos nos grupos de WhatsApp", conta.

A confeiteira Cláudia Neviani, de 54 anos, faz doces e salgados há 30 anos. Ela já conquistou um espaço maior para aumentar sua produção, que no momento está fechado, mas continua atendendo no delivery por encomendas e também tem produtos a pronta entrega. "Comecei fazendo bolachinhas, depois salgados e fui crescendo. Sempre trabalhei com a minha família. Hoje faço salgados, empadas, bolos, docinhos, tortas, rocamboles, bala de coco tradicional e recheada", diz. Ela destaca que os clientes gostam do folhado de bacon com ameixa e o brigadeiro tradicional.

Já Elaine Stefano, de 37 anos, concilia a produção de bolos e doces com o trabalho de contadora. Ela e a irmã, Andréia Stefano, de 33 anos, também contadora, começaram a fazer docinhos simples, como brigadeiro e beijinho, há aproximadamente três anos e meio em casa para ganhar um dinheiro extra para viajar, já que viagens são a grande paixão delas. O negócio deu tão certo que tiveram que começar a fazer bolos também. Hoje oferecem muitas opções de produtos, como as linhas de brigadeiros, doces finos, bolos, pirulitos, pipoca gourmet, entre outros. "Ultimamente tem sido bem difícil, quando não tem encomendas a gente faz trufas, pão de mel, outros tipos de doces para levar ainda nos nossos locais de trabalho. É bem corrido, tem noites que a gente dorme super pouco, mas ainda está dando para conciliar", explica. Ainda segundo Elaine, as viagens nunca aconteceram, a produção ainda continua em casa, mas com toda a receita sendo investida na própria confeitaria. "Hoje o sonho é ter nosso próprio ateliê", diz.

Quem também produz diversas opções de docinhos em casa é a confeiteira Vivian Crepaldi, de 37 anos. Ela começou a fazer bolos e salgados em 2012. O negócio promissor fez com que ela se dedicasse exclusivamente à produção dos doces em casa. "No início foi difícil, mas conforme fui me aperfeiçoando, dando prioridade aos produtos com qualidade, fui crescendo e hoje eu posso viver do meu trabalho", diz.

Hoje, Vivian se dedica aos doces personalizados, bolos, brigadeiros e outros doces. Com a queda na procura, especialmente dos personalizados, que são muito comuns em festas infantis realizadas em buffets, a confeiteira conta que foi preciso se reinventar. "A gente vai pelas alternativas, deixamos os personalizados, agora vem a Páscoa, então estamos fazendo os ovos, bolos, que é o que eu mais vendo. Os brigadeiros vendíamos por cento, agora são caixinhas para a pessoa comer com a família em casa", finaliza.

Serviço

  • Alice dos Santos, em Rio Preto, (17) 99745-4126
  • Cláudia Neviani, em Rio Preto, (17) 99614-0020
  • Elaine e Andréia Stefano, em Rio Preto, (17) 98155-3842
  • Vivian Crepaldi, em Rio Preto, (17) 99787-7327

Brigadeiro tradicional

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

Fonte - Nestlé