Tudo no seu lugarÍcone de fechar Fechar

CASA

Tudo no seu lugar

Aproveite a quarentena para organizar e manter seus armários e gavetas em ordem


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Há quem diga que uma casa em ordem é sinônimo de uma mente também organizada. Pode ser verdade ou não, mas de qualquer forma, faz muito bem ver um guarda-roupa arrumado na hora de escolher o look e com espaço para receber peças novas. Por isso, neste período de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus, uma dica para ocupar o tempo é dar uma nova configuração para aquele armário bagunçado do quarto, da sala e até do escritório.

Para iniciar a organização, escolha uma música e comece devagar a arrumação, sem estresse. Para não desanimar diante da bagunça, escolha um armário que mais te incomoda pela falta de organização, como uma gaveta de peças íntimas ou acessórios. Um segundo passo é tirar o que não está sendo usado porque emagreceu, engordou ou comprou por impulso e nunca vestiu, assim como as peças velhas e que hoje não têm nada a ver com a sua personalidade.

A gerente comercial Luana Melzi, pelo menos a cada seis meses, faz uma organização no seu guarda-roupa. Com a quarentena, ela antecipou a arrumação. Uma solução para deixar tudo mais organizado foi tirar todas as roupas dobradas das gavetas e as penduradas no guarda-roupa. Na sequência, ela separou por cor e tirou as que não usava por muitos meses. "Separei para doação e desapego para as amigas mais próximas. Separei roupas que já não me serviam mais e as que comprei por impulso. Ficou organizado e com espaço para novas peças."

Luana Melzi ainda pretende lucrar com as peças excluídas na arrumação. "Dependendo do valor gasto em uma peça, eu vendo. Assim acabo reciclando o guarda-roupa e ainda ganho um dinheirinho", revela a gerente comercial, que tem três filhos e também costuma organizar os armários dos meninos que têm 16, 11 e 4 anos.

Pequenos

Na hora de organizar as peças das crianças, a localização de cada item é muito importante. Por uma questão de praticidade é bacana guardar os itens que usa mais na altura dos olhos. As roupas de inverno ou peças usadas raramente devem ficar na prateleira mais alta. O espaço superior é indicado para deixar peças de valor especial, como troféus, medalhas e certificados. Uma dica importante da personal organizer Fernanda Piva, da BellaOrdine, é colocar etiquetas de identificação nas gavetas. A iniciativa vai acabar com a desculpa de "eu não sei onde guardar".

Quarto

Helena Alkhas, autora do livro "Vivendo sem Empregada", explica que a padronização dos cabides passa a sensação de organização e também ajuda na visualização das peças. Se a pessoa não vê a peça, ela não usa. A especialista afirma que uma boa saída é deixar em evidência as peças que as pessoas usam mais no dia a dia. Nas gavetas, é indicado deixar separado as peças íntimas, pijamas e roupas de praia, assim como peças pequenas e molinhas. Bermudas e camisetas podem ser alojadas em forma de rolo. As bolsas podem ser penduradas ou guardadas separadas por organizadores.

Invista também em organizador de sapatos. O ideal é que eles estejam separados de uma forma que a pessoa encontre facilmente cada par quando for sair. As colmeias são bem-vindas. No caso de armários abertos, use caixas e cestas. Um dica, neste momento, é comprar os organizadores pela internet.

Escritório

Fernanda Piva sugere seguir as orientações do feng shui, arte milenar chinesa que prega a importância de fazer do lar um templo sagrado e repleto de harmonia. "Descarte o que não for útil e essencial na criação de uma energia harmoniosa na casa", afirma. Verifique, por exemplo, os prazos de validade de remédios, alimentos e maquiagens e jogue fora. No escritório ou sala de estudos, tire os objetos que estão sobrando e os livros que podem ser doados. Praticidade e eficiência andam juntas. Descarte ainda aparelhos quebrados, que é algo fundamental para que a energia se renove no espaço.

Cozinha

Se você precisa tirar as vasilhas do armário para pegar uma travessa no fundo, a dica é também desapegar do que não precisa e está apenas ocupando espaço. A organização geral, neste caso, vai facilitar a vida na cozinha. É preciso fazer uma separação por categoria, como, por exemplo, espaço das vasilhas, eletrodomésticos, panos de pratos e toalhas de mesa, assadeiras, talheres e utensílios diversos, sendo que os menos usados devem ir para as prateleiras superiores. Na internet é possível comprar suporte para tampas de panela para colocar em porta, suporte de taças e organizador de xícaras para otimizar espaço. Os pratos e copos devem ficar sempre às mãos.

A dispensa também merece uma inspeção. Uma dica é olhar a validade e jogar fora os produtos vencidos. Os alimentos com validade mais próxima de vencimento devem ficar posicionados na frente. Para evitar o desperdício e manter a organização, o indicado é tirar os alimentos das embalagens, como massas, cereais e sementes, colocar em potes de vidro e colar etiquetas com nome e data de validade. É preciso ainda arrumar o estoque de produtos de limpeza, eliminando os vencidos. A prateleira de sabão em pó, detergente e desinfetante deve ficar longe dos alimentos.

  • A mesa de trabalho precisa estar bem organizada para evitar perdas de tempo e possíveis distrações. Deixe apenas o necessário. A regra do menos é mais funciona muito bem
  • Evite deixar bolsas e casacos em cima da mesa. Eles só ocupam espaço e atrapalham a organização
  • Organize os papéis e documentos, classificando-os de acordo com o tema, assunto ou data. Em seguida, guarde tudo em pastas, sacos plásticos ou envelopes e coloque etiquetas para identificá-los
  • Não acumule lixe. Não deixe acumular papéis de bala, copos descartáveis, embalagens de alimentos e anotações velhas
  • Decore com moderação. A dica é apostar em pequenos vasos com plantas, como cactos e suculentas, porta-retratos , relógios ou quadros decorativos
  • Aproveite o espaço disponível nas paredes para pendurar murais, calendários, anotações, recados e checklists básicas do dia a dia
  • Aposte nos organizadores. Invista em porta canetas, gaveteiros, pastas para arquivos e divisórias para gavetas.
  • Organize a mesa todos os dias. Não se esqueça de guardar tudo em seu devido lugar e, passar um paninho com álcool todos os dias

Fonte: C&C - Casa & Construção

 

Divulgação

Arrumar a casa pode ser até terapêutico, segundo Marie Kondo, que tornou-se a rainha da limpeza e da ordem. Autora do livro "A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida", ela tem uma série chamada "Ordem na Casa com Marie Kondo" na Netflix. A cada episódio, a especialista em arrumação ajuda clientes a colocarem ordem na casa e na própria vida, transformando lares com muita inspiração.