Música para sorrir Ícone de fechar Fechar

SAÚDE EMOCIONAL

Música para sorrir

Lista de discos capazes de espantar o mau humor e energizar os ouvintes para a batalha do dia a dia


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Coloque os fones de ouvido, aumente o som da caixa e ouça a música "My Heart Will Go On", de Céline Dion. Provavelmente uma boa parcela dos leitores vai suspirar com o refrão e resgatar uma lembrança vivida ao som da música que embalou o romance do casal Rose e Jack em "Titanic". Tem gente também que vai dizer que enjoou de tanto escutar a canção romântica. O fato é que ouvir músicas que nos deixam felizes aumenta o fluxo sanguíneo para áreas do cérebro associadas à recompensa e diminui o fluxo para a amígdala, a parte do cérebro associada ao medo.

Uma pesquisa realizada pela Academia Britânica de Terapia Sonora e pelo serviço de streaming Deezer revelou que é preciso pelo menos 78 minutos de música por dia para manter a rotina de uma vida saudável. O estudo anunciou, por exemplo, que é indicado ouvir 14 minutos de música edificante para se sentir feliz, 16 minutos de música tranquila para se sentir relaxado e 17 minutos de música energizante para gerenciar o estresse e a raiva.

Pensando no bem-estar dos nossos leitores, trouxemos nesta página quatro canções e seus discos clássicos e contemporâneos, dos quais algumas músicas foram citadas na pesquisa, para ouvir em casa e sentir os efeitos terapêuticos:

Fotos: Divulgação

Uma das canções sugeridas pelos entrevistados na pesquisa da Deezer para ser feliz é "Dancing Queen", do grupo ABBA. A música, que foi trilha sonora da juventude de Donna, personagem vivida por Meryl Streep em "Mamma Mia!", faz parte do disco "Arrival", o quarto álbum de estúdio do grupo sueco e lançado no dia 11 de outubro de 1976. O disco, um dos mais vendidos pela banda, trouxe ainda canções como "Dancing Queen" e "Money, Money, Money"

Divulgação

"Happy", de Pharrell Williams, é uma das canções que deixam as pessoas com o sorriso no rosto. Leitores mais experientes podem desconhecer o trabalho do norte-americano, mas a dica é pedir para o filho ou neto mostrar a discografia do produtor musical, compositor e estilista. A canção, que integra o álbum "Girl", foi gravada especialmente para a trilha sonora do filme "Meu Malvado Favorito 2" e atingiu o topo das paradas de 25 países. O clipe da música é muito contagiante

Divulgação

"Candle In The Wind", de Elton John, faz bem para a saúde emocional, segundo a pesquisa. Indicada para ouvir nos dias ruins e para aliviar a dor, a faixa foi composta pelo cantor e Bernie Taupin, e escrita originalmente em 1973, em homenagem a Marilyn Monroe, que havia morrido 11 anos antes. A canção faz parte do álbum "Goodbye Yellow Brick Road", de 1973. Sétimo álbum de estúdio de Elton John, o disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame

Divulgação

Nenhuma canção do disco "Abbey Road" foi citada na pesquisa. Mas o álbum, que foi o último gravado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr merece destaque nesta página. O 12º trabalho de estúdio da banda britânica foi lançado em 26 de setembro de 1969, e leva o mesmo nome da rua de Londres, onde está localizado o estúdio Abbey Road. Considerado o melhor da carreira musical do grupo, o disco traz canções como "Come Together",  "Something" e "Oh! Darling"