CONHEÇA SEUS DIREITOS

Voo atrasado ou cancelado? Veja o que fazer

Todo passageiro tem seus direitos assegurados pela Agência Nacional de Aviação Civil e existem empresas especializadas que podem auxiliar no processo


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A IndenizeVoo presta assistência aos passageiros em caso de voos atrasados, cancelados, bagagens extraviadas ou Overbooking
A IndenizeVoo presta assistência aos passageiros em caso de voos atrasados, cancelados, bagagens extraviadas ou Overbooking - Banco de imagens: Freepik / 4045 - 09.Mar.2020

Seja para curtir umas férias, visitar parentes e amigos ou para fechar um negócio, toda viagem exige planejamento, ainda mais quando o avião é o transporte escolhido para chegar ao destino. Apesar do padrão rigoroso adotado pelas companhias aéreas e órgãos reguladores para todas as viagens, imprevistos podem acontecer e, muitas vezes, os passageiros acabam sendo surpreendidos com situações que podem atrapalhar seus planos. Atualmente, os voos atrasados e cancelados são os principais problemas enfrentados dentro dos aeroportos brasileiros. Mas o que fazer quando isso acontece?

Todo passageiro tem seus direitos assegurados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) diante de problemas apresentados após a contratação de serviços aéreos e muitas vezes as companhias aéreas os desrespeitam.

Quando o voo tiver mais de quatro horas de atraso, além de oferecer um meio de comunicação (internet, telefone, entre outros) e alimentação, as companhias aéreas devem providenciar acomodação ou hospedagem, além do transporte até o local e a volta ao aeroporto. Caso o passageiro esteja em seu local de domicílio, a companhia pode auxiliar apenas no transporte de ida a casa e volta para embarque.

Já nos casos em que o voo for cancelado, além da frustração proporcionada pela falta do serviço adquirido, os passageiros podem solicitar o reembolso integral, a remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro ou o embarque no próximo voo da empresa para o mesmo destino, se houver lugar disponível.

Mas se o cancelamento ocorrer em um aeroporto de escala ou conexão, o passageiro pode optar também por reembolso integral com retorno ao aeroporto de origem, reembolso do trecho não utilizado ou a conclusão da viagem por outro tipo de transporte, como van, ônibus ou táxi.

Apesar de a companhia aérea ser responsável por fornecer todos esses direitos, não é nada fácil passar por essas situações, já que além de estragar todo o planejamento da sua viagem, esses inconvenientes acabam gerando um estresse desnecessário.

Por isso, existem empresas especializadas em acolher e prestar consultoria aos passageiros em casos de voos atrasados, cancelados e com outros problemas, como bagagem extraviada ou Overbooking (quando uma companhia vende mais lugares do que um voo dispõe). Uma delas é a IndenizeVoo, que fornece apoio aos passageiros nessas situações e ainda entra em contato com as companhias aéreas para solucionar o seu problema.

“A IndenizeVoo ouve o cliente e oferece as melhores soluções disponíveis para o tipo de problema específico de cada um. Sabemos os transtornos que os passageiros passam mediante o imprevisto de um voo não ocorrer conforme o planejado. Envolve não só um desconforto de não cumprimento do combinado, mas muitos outros prejuízos como perder compromissos, reservas de hotéis e diárias e passeios. Enfim, como lidamos com esses casos diariamente, sabemos do estresse que o passageiro e cliente passa”, diz Lais Nimer Chamas Marciano, proprietária da empresa.

Além de contar com o suporte de uma consultoria especializada em fornecer a melhor experiência com problemas aéreos, a IndenizeVoo permite que os passageiros solicitem uma análise do seu caso sem nenhum custo, para verificar se algum dos seus direitos pode ter sido violado pelas companhias que operam os voos.

“O passageiro pode entrar em contato conosco em até três anos após o ocorrido, pois é neste prazo que é possível verificar eventuais descumprimentos da legislação. Não cobramos nada para analisar o caso do passageiro, nem para entrarmos em negociação com a companhia aérea e damos um retorno breve”, conta Laís.

Além disso, é importante que os usuários mantenham todos os documentos de compra e embarque disponibilizados pela companhia aérea, já que contribuem para agilizar o processo para solucionar esses inconvenientes.

“Sempre orientamos aos passageiros que quando for viajar, comece a guardar todos os documentos, desde a compra da passagem ou pacote até o cartão de embarque, os documentos entregues pela companhia aérea e também fotos tiradas no aeroporto com as telas com horários de embarque. Enfim, tudo isso será muito importante para nossa análise de viabilidade de negociação com a companhia e, principalmente, para a indenização caso seja cabível”, explica.

Mesmo que possa existir uma possibilidade de indenização para um voo que seja cancelado ou por um Overbooking, nem sempre essa pode ser a melhor solução. Por isso, a IndenizeVoo auxilia as pessoas com um serviço de consultoria, em que defende os direitos desses passageiros e negocia diretamente com as companhias áreas para buscar a melhor resolução para cada tipo de caso.

“Em caso de voos atrasados ou cancelados, bagagem extraviada ou Overbooking, os passageiros devem nos procurar através do formulário do nosso site ou do nosso próprio WhatsApp, que iremos orientá-lo quanto aos vossos direitos. Essa avaliação é gratuita e retornamos rapidamente”, diz Laís.

 

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http://indenizevoo.com.br