A vida vale maisÍcone de fechar Fechar

ARTIGO

A vida vale mais

Peço a confiança de todos no trabalho dos profissionais de saúde de São José do Rio Preto


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Nada importa mais que a vida dos mais de 460 mil habitantes de São José do Rio Preto neste momento. Assim, os 168 anos de fundação da nossa metrópole regional serão comemorados nas nossas casas, sem festa ou aglomerações públicas. O tradicional bolo de aniversário fica para o ano que vem. O show musical fica para outra ocasião. A saúde fala mais alto agora.

Temos uma urgência que é a prioridade das prioridades: conter a qualquer custo o avanço da pandemia de coronavírus entre nós. Vamos demonstrar o amor por nossa cidade de uma outra forma: seguindo rigidamente as recomendações médicas e ficando atentos principalmente aos nossos idosos e crianças.

Todas as projeções indicam que estamos diante de um problema de saúde pública jamais vivido pelos brasileiros. Trabalhamos muito e torcemos que o resultado desse trabalho surta os efeitos que a comunidade médica espera. Temos um Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus formado por especialistas, que atualiza a situação local diariamente, e troca impressões e experiências com outros comitês formados por autoridades estaduais e federais de saúde.

Sabemos que a informação é a grande arma para proteger o rio-pretense. O Comitê Gestor tem se reunido duas vezes por dia para atualizar informações para o público. As secretarias de Saúde e Comunicação estão transmitindo na íntegra esses encontros, ao vivo, pela página da Prefeitura no Facebook. A atuação da imprensa na divulgação das orientações é uma grande notícia. Não se esperava outro comportamento do "Diário da Região" e demais veículos informativos, pela seriedade, responsabilidade e foco na prestação de serviços.

Nossa população tem, assim, a oportunidade de receber em tempo real as orientações. Isto é vital para a operação de contingenciamento do vírus. O sucesso no enfrentamento da doença depende de cada um de nós. E o rio-pretense demonstra responsabilidade e colaboração, ao aderir ao isolamento em casa, um cuidado que médicos e pesquisadores do assunto recomendam em toda as partes do mundo, junto com as medidas de higiene pessoal contínuas.

Tomamos no início desta semana medidas de contenção, fechando escolas, estimulando o trabalho em casa, reduzindo o fluxo de pessoas em locais públicos e privados. São medidas, por vezes impopulares, que mudam drasticamente nossa rotina e tem como efeito colateral diminuir a atividade econômica. Mas esse esforço é inadiável diante do cenário ameaçador projetado com base no comportamento da pandemia em outros países. Deixo meu agradecimento especial a cada um de vocês pelo esforço pessoal e pela colaboração no cumprimento das regras de isolamento. Nada é exagerado quando se trata de preservar vidas.

Neste período de pouco mais de três anos à frente da Prefeitura, trabalhamos para tornar nossa cidade resiliente. Resiliência é a capacidade que uma cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se, e preservar e restaurar suas estruturas e funções básicas após uma adversidade. Acredito nisso.

Só o tempo dirá a extensão e o rigor desta pandemia entre nós. Peço a confiança de todos no trabalho dos profissionais de saúde de São José do Rio Preto, que serão os heróis desta batalha. Prefeitura, hospitais públicos e privados estão trabalhando juntos para disponibilizar o maior número de testes e de leitos para acolhimento dos doentes. Essa união mostra que a proteção ao cidadão está acima de qualquer outro interesse.

Vamos encarar um dia de cada vez, sem pânico. Peço a Deus que ilumine e proteja a aniversariante de hoje e seus cidadãos.

EDINHO ARAÚJO, Prefeito de Rio Preto