Deputado de Rio Preto está em quarentenaÍcone de fechar Fechar

COLUNA DO DIÁRIO

Deputado de Rio Preto está em quarentena

Luiz Carlos Motta decidiu fazer o exame para testar se tem o Covid-19 após participar de reunião com colega doente


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) fez o teste para o coronavírus Covid-19 nesta sexta-feira, 20, no Hospital de Base (HB) de Rio Preto. Ele afirmou à Coluna que já iniciou o período de 14 dias de quarentena em sua casa na cidade.

Na quinta-feira, 12, Motta afirmou que participou de reunião com os integrantes da bancada paulista e se sentou ao lado do colega Cezinha de Madureira (PSD), o primeiro parlamentar na Câmara a confirmar que estava com a doença. "Estava o Madureira, eu e o Geninho na reunião. Até liguei para o Geninho ontem (quinta-feira, 19) para saber se ele iria fazer o teste. Ele me disse que não faria, mas eu decidi fazer o teste", afirmou o deputado do PL. "Fiquei meio ressabiado e estou de molho. Estou isolado até dos meus familiares", disse.

De acordo com Motta, o seu período de quarentena será de pelo menos até o dia 25. "Não tive nenhum sintoma", afirmou o parlamentar. "Sabemos que o problema do vírus é o seu alastramento que é muito rápido. Por isso, decidi fazer o exame para ficar mais tranquilo em relação até a minha família", disse.

O deputado federal do PL afirmou que o seu exame consistiu em coleta de material de suas narinas e amostra de mucosa próxima da garganta. O resultado do exame de Motta deve ficar pronto até a próxima terça-feira, 24. "Me disseram que o exame ficará pronto após cinco dias. Creio que até terça-feira vou saber o resultado", disse Motta.

Antes de fazer o exame no HB em Rio Preto, o parlamentar passou pelo posto médico da Câmara Federal, que autorizou a realização do procedimento.

Reprodução/Facebook

Reunião virtual

O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), da região de Rio Preto, ao lado de João Doria (PSDB), na reunião semanal com secretários do Estado. Por conta do coronavírus, a tradicional reunião foi virtual. Entre novas medidas adotadas pelo Estado nesta sexta, 20, está fechamento de 15 escritórios regionais. Os órgãos são comandados pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, também da região.

Liberada

A aliança entre PSL, ex-partido de Bolsonaro, e o PSDB em Rio Preto, que tem como pré-candidato a prefeito o vereador Renato Pupo (PSD) não contraria normas tucanas. É o que afirma o presidente do PSDB de Rio Preto, Manoel Jesus Gonçalves. O presidente estadual do PSL, senador major Olímpio, é desafeto declarado do cacique do PSDB, João Doria. Segundo a direção local, porém, a restrição de aliança no PSDB é com o PT ou Psol. Aliás, é a mesma restrição do PSL para a corrida eleitoral deste ano.

Suspende - A Câmara de Rio Preto suspendeu sessão, restringiu acesso aos moradores, cancelou audiências públicas, mas prazo de comissões de inquérito não tiveram mudança. A decisão provocou queixas do presidente da CPI das Calçadas, Marco Rillo (PT). Ele irá pedir nesta segunda, 23, a suspensão do prazo das investigações. "Se eu convocar alguém para prestar depoimento a pessoa pode se negar por conta da pandemia".

Palavra da vez - A determinação da Justiça de São Paulo de entrar em esquema de plantão a partir de segunda, 23, e cancelamentos de audiências, provocaram enxurrada de justificativa da pandemia para alterações em processos. Na segunda, 16, o diário oficial de Justiça contabilizou 24 menções a "coronavírus". Já entre terça, 17, e esta sexta, 20, foram 2.516 citações de "coronavírus" em decisões da Justiça.