Pedidos de entrega crescem mais de 200%Ícone de fechar Fechar

ECONOMIZE

Pedidos de entrega crescem mais de 200%

Estabelecimentos que oferecem o serviço registram aumento na demanda e precisam estender prazo de entrega


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Como uma das orientações para evitar o contágio da Covid-19 é permanecer em casa, a alternativa de muitos consumidores para manter suas despensas abastecidas é optar por supermercados que possuem o serviço de entrega em domicílio, mediante pagamento de taxa de frete.

Em Rio Preto, os estabelecimentos que possuem o serviço de delivery registraram aumento na demanda de entregas após o início do período da quarentena, o que fez com que o prazo para que o consumidor receba as compras fosse estendido.

Na unidade do supermercado Tridico do bairro Parque Industrial, os pedidos chegaram a crescer 233% nesta semana em relação à semana anterior. A loja, que possui um serviço de e-commerce, recebia uma média de 30 pedidos por dia antes da epidemia. Após o decreto da quarentena, os pedidos de delivery chegaram a 100. Para conseguir atender os clientes, a estratégia da loja foi limitar o serviço para 60 entregas diárias. Antes, os clientes recebiam os produtos no mesmo dia, agora, o prazo gira em torno de um a dois dias.

"Nós tivemos que remanejar alguns funcionários que trabalhavam no caixa para reforçar o setor de compras online e atender os pedidos", explica o gerente da unidade, Joviano Edson Del'A Coleta.

Acostumada a comprar alimentos pela internet, a cabeleireira Cristiana Cabral tomou um susto quando foi encomendar as compras da semana e não encontrou data disponível. "Normalmente, eu faço minhas compras online na sexta-feira à noite, para entregar na manhã do dia seguinte. Dessa vez, como incluí a lista de compras da minha mãe, que faz parte grupo de risco para o coronavírus, tive que fazer meu pedido no início da semana. Mas quando fui agendar, só tinha data para depois dias", conta.

E não são apenas consumidores de Rio Preto que solicitam o serviço. Nesta semana, o estabelecimento já recebeu pedidos de moradores de Mirassol e Guapiaçu. O prazo de entrega é de dois dias e a taxa varia de acordo com o endereço de cada cliente.

Apesar do aumento no tempo de entrega, a consumidora avalia que vale a pena a espera. "Eu sempre gostei da praticidade. Mas agora é uma questão de segurança. Não me importo em esperar mais, é só a gente se programar".

Outros supermercados da cidade que oferecem o serviço também registraram aumento na demanda de entregas. No Super Muffato o prazo de entrega passou a ser de cinco dias. As unidades do Proença entregam em até dois dias. O Carrefour, que recebe pedidos pelo aplicativo Rappi, não informou o tempo de espera dos clientes. Por meio de nota, a empresa disse que registrou um aumento significativo de pedidos e que está contratando novos colaboradores para aumentar a capacidade de entrega da área.

Pesquisa

A pesquisa desta sexta-feira traz os preços de 119 produtos, cotados em 12 supermercados. A variação total foi de R$ 315,86.

Para ver tabela de preços de cesta básicaClique aqui

Para ver tabela de preços de produtos de supermercados e atacarejosClique aqui

Rio Preto

Supermercado América

Permite compra e-commerce por meio do site www.supermercadoamerica.com.br ou pelo aplicativo iFood. Entrega no mesmo dia. Taxa a partir de R$ 4,00;

Carrefour

Possui sistema de delivery por meio do aplicativo Rappi. A taxa de entrega é cobrada pela própria plataforma e pode variar de acordo com o endereço do cliente. O Carrefour não informou o prazo, mas confirma que houve aumento na demanda e o tempo de entrega foi estendido;

Pão de Açúcar

Oferece serviço de compra e-commerce pelo site www.paodeacucar.com ou pelo aplicativo de smartphone gratuito Pão de Açúcar Mais. A modalidade de entrega é agendada de acordo com a disponibilidade de data informada no momento da compra. O frete é a partir de R$ 14,90 e pode variar de acordo com o CEP informado para entrega - o cliente pode consultar a área de abrangência também no mesmo endereço.;

Proença

Possui serviço de e-commerce pelo site www.proencasupermercados.com.br e também realiza delivery pelo aplicativo iFood. No site, a taxa é de R$ 9,90. Atualmente, prazo de entrega varia de um a dois dias;

Super Muffato

Permite compra online por meio do aplicativo de smartphone gratuito Super Muffato. Com o aumento na procura, o prazo de entrega é de cinco dias. Cobra taxa de R$ 15,00;

Tenda

Não oferece delivery, mas possui serviço de retirada (drive thru), no qual o cliente compra pela internet (www.tendaatacado.com.br) e agenda um horário para retirada sem ter que entrar na loja;

Tridico

Oferece serviço de compra e-commerce pelo site www.tridico.com.br. O frete é a partir de R$ 5,00 e pode variar de acordo com o CEP informado no momento da compra. Atualmente, prazo de entrega varia de um a dois dias.