Minissérie 'The Plot Against America' estreia na HBOÍcone de fechar Fechar

BASEADA EM OBRA DE PHILIP ROTH

Minissérie 'The Plot Against America' estreia na HBO


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Baseada no livro 'Complô Contra a América', do escritor americano Philip Roth, 'The Plot Against America', minissérie em seis episódios, estreia no dia 16 de março, às 22h, no canal HBO - e também estará disponível na HBO GO.

A produção conta uma versão alternativa dos fatos que moldaram a história dos Estados Unidos, a partir do ponto de vista de uma família judia de Nova Jersey (não por acaso a terra de Roth), que acompanha a ascensão política do xenófobo populista Charles Lindbergh, aviador considerado um grande herói americano, após atravessar o oceano Atlântico em um voo solo.

Na minissérie, Lindbergh derrota Franklin D. Roosevelt na eleição de 1940 e se torna presidente, conduzindo o país ao fascismo. Vale lembrar que o real Lindbergh foi acusado de ter simpatia pelo nazismo e esteve na abertura da Olimpíada de Berlim, em 1936, ao lado de Adolf Hitler, além de ter sido condecorado pelo ministro alemão e líder do partido nazista Hermann Göring. Entre 1930 e 1940, o aviador foi um dos líderes do movimento isolacionista "American First" (um dos pilares da atual política externa de Donald Trump), que defendia o nacionalismo econômico dos EUA e pregava a neutralidade dos americanos na Segunda Guerra Mundial.

"Philip Roth ficou conhecido por narrativas que falam sobre a condição humana e tocam diretamente o coração do público", disse David Simon, um dos criadores da minissérie, em entrevista para divulgar a atração. Ele, que também é criador da aclamada série 'The Wire' (2002-2008), conseguiu se reunir com Roth uma vez para discutir o projeto antes da morte do autor, em 2018.

Segundo Simon, "'The Plot Against America' é um emocionante tratado político sobre os Estados Unidos, com uma simulação de totalitarismo e intolerância. Publicado em 2004, o livro acabou sendo premonitório. Roth nos alertou que isso podia acontecer nos Estados Unidos, e ainda pode".

No elenco estão John Turturro, no papel do ambicioso rabino Lionel Bengelsdorf; Winona Ryder, que interpreta Evelyn Finkel, uma mulher solteira que cuida da mãe enferma e terá uma ligação com o rabino; Zoe Kazan (da série 'The Deuce'), que dá vida a Elizabeth Levin, irmã mais nova de Evelyn, casada e mãe de dois garotos; e Ben Cole, como Lindbergh.