Coletivo lança aplicativo de galeria virtual em Rio PretoÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Coletivo Robo.Art lança nesta sexta-feira, dia 13, o aplicativo de Smartphone "Loop - Galeria Virtual" que permite o acesso a obras de arte multimídia por meio da realidade aumentada. Idealizado pelo artista multimídia Vinicius Dall'Acqua, junto com o programador Rafael Nascimento, o projeto foi contemplado na última edição do Prêmio Nelson Seixas. Nesta quinta, 12, às 19h30, o coletivo realiza um bate-papo aberto ao público na Casa de Criar.

O sistema é um projeto-piloto. Ao apontar a câmera frontal do smartphone para as artes aplicadas em stencil, o aparelho exibe uma videoarte. Em vez de utilizar o Código QR tradicional, os idealizadores desenvolveram tags exclusivas com desenhos que servem de acesso para as obras multimídias.

Segundo os responsáveis, as artes aplicadas interligam-se umas com as outras, formando um circuito e facilitando a visualização de mais de uma videoarte ao mesmo tempo.

São cinco artes criadas pela artista plástica Elissa Pomponio, que fazem referência a cada uma das cincos videoartes: "Normal", "Tráfego Aéreo", "BW_Glitch", "Corpomáquina" e "Dual". Cada videoarte aborda um tema diferente.

A galeria virtual foi aplicada em cinco espaços diferentes de Rio Preto: CEU das Artes Aristides dos Santos; Catarina Skate Music Bar; Cia. Cênica; Cursinho Alternativo e Casa de Criar.

O aplicativo ficará disponível por dois anos na Play Store e na App Store. As instruções de uso podem ser consultadas no site da Robo.Art (https://bit.ly/33aJWlb)