Com 5 confirmados, Rio Preto quase dobra o número de casos suspeitos Diário da Região - Saúde

Diário da Região

    • São José do Rio Preto
    • máx 31 min 17
24/03/2020 - 00h30min

EM RIO PRETO

Com 5 confirmados, Rio Preto quase dobra o número de casos suspeitos

Rio Preto tem agora cinco casos confirmados da Covid-19 e suspeitas saltaram de 50 para 95 - três delas com pacientes internados. Na região, são mais 160 ocorrências em investigação

Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura Funcionária durante o primeiro dia de funcionamento do 0800 Coronavírus: foram 191 ligações atendidas
Funcionária durante o primeiro dia de funcionamento do 0800 Coronavírus: foram 191 ligações atendidas

A epidemia de coronavírus cresceu em Rio Preto. Além dos cinco casos confirmados - um dos pacientes, um idoso de 60 anos, está internado na UTI do Austa -, a cidade saltou em dois dias de 50 para 95 ocorrências suspeitas - três dessas pessoas, com idades de 48, 74 e 95 anos, estão internadas em estado grave. Todos esses pacientes, e seus contactantes, estão em isolamento - um total de cerca de mil indivíduos. Os anúncios foram feitos durante coletiva de imprensa a distância na tarde desta segunda-feira, 23.

Na noite desta segunda-feira, 23, a Secretaria de Saúde confirmou mais um caso. O exame com resultado positivo foi feito no Hospital de Base. O paciente é um homem de 35 anos que apresentou os primeiros sintomas em 17 de março. Ele teve febre, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo e está em isolamento domiciliar. A Saúde ainda está investigando a forma de contágio pelo vírus.

De acordo com Andreia Negri Reis, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, estão sendo testados prioritariamente os profissionais de saúde com sintomas e os pacientes com sintomas graves da doença - os primeiros para que possam voltar ao trabalho, onde são extremamente necessários neste momento, caso o quadro seja de resfriado leve, ou sejam isolados caso estejam com uma doença contagiosa; e os outros para que sejam adequadamente tratados o quanto antes. "Os casos leves vamos monitorar para que consiga dar resposta. Se todo mundo for para atendimento neste momento, pode ser que um grave fique aguardando", afirma Andreia. Segundo ela, os três suspeitos internados estão em enfermaria, e não estão entubados.

O poder público municipal estabeleceu um comitê para garantir que sejam cumpridos todos os decretos editados para combater a proliferação do vírus em Rio Preto, com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Defesa Civil. O secretário de Saúde, Aldenis Borim, reforçou a necessidade de cuidado. "Cuidem de vocês. Se você tem idade de baixo risco, pense no seu pai, no vizinho. Esse momento depende muito da colaboração da população. Não deixem seus pais saírem, circulem o menos possível, procurem não usar transporte público. Vamos nos cuidar para que não chegue uma pandemia em Rio Preto no nível que está no Brasil."

O paciente com sintomas leves de resfriado deve evitar ir até unidades de atendimento. "Vai acabar se infectando porque é um local de grande fluxo de gente", afirma Andreia. A pessoa deve ir com urgência ao posto destinado com exclusividade a doenças respiratórias se estiver com falta de ar, febre alta e que não corta e dores persistentes. O atendimento vai das 7h às 22h. Fora desse horário, deve ir até uma UPA. Nesta segunda, 23, as dez unidades de atendimento exclusivo para pacientes com doenças respiratórias, até as 18h, fizeram 175 consultas.

A expectativa é que o 0800 Coronavírus, inaugurado nesta segunda-feira, 23, diminua o movimento nas unidades. Em seis horas, foram 191 ligações para o número. De acordo com Borim, os telefonemas estão sendo supervisionados por administradores e médicos, de modo que todas as informações sejam passadas de forma correta. Se houver necessidade, conforme a demanda, a quantidade de profissionais poderá ser aumentada.

Medicamentos

Para evitar a aglomeração de pessoas nas UBS, a Saúde está solicitando que os pacientes que ainda têm medicação para os próximos dias (não vencidos) fiquem em casa. "O departamento de assistência farmacêutica, juntamente com o departamento de atenção básica, está separando os kits dos medicamentos por pacientes, que serão entregues em domicílio", afirmou em nota. Outras faixas etárias poderão agendar a retirada por telefone.

Outra medida adotada pela pasta é a prorrogação de algumas receitas, como as de contracepção, reposição hormonal e anticonvulsivante, por até seis meses.

Região

Além dos casos de Rio Preto, a região tem ainda outros 160 casos em investigação em 27 cidades.

O óbito da idosa de 64 anos, moradora de Catanduva, na última sexta-feira, 20, teve resultado negativo para Covid-19 e para influenzas. Segue em investigação a morte da mulher de 74 anos, moradora de Santa Fé do Sul, que faleceu na sexta, 20, na Santa Casa da cidade, após dar entrada na UPA apresentando sintomas de pneumonia, tendo depois evoluído para insuficiência respiratória grave.

(Colaborou Ingrid Bicker)

MP pede informações sobre cirurgias

O Ministério Público de Rio Preto notificou a Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 23, para obter informações sobre adiamento temporário de cirurgias, atendimentos ambulatoriais, exames complementares eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS) prestado por meio da Santa Casa. O MP também pediu informações sobre a manutenção do repasse para manter os pagamentos no hospital.

O procedimento foi instaurado pelo secretário da Promotoria Cível de Rio Preto, Sérgio Clementino. "Já instaurei um procedimento e notifiquei a Secretaria para resposta em 48 horas."

A Santa Casa, responsável também por atender suspeitos da Covid-19, defende a suspensão. "Nós defendemos a suspensão das cirurgias eletivas, agora a Secretaria está seguindo orientação do Estado, que não vê a necessidade", afirmou o administrador do hospital, Valdir Roberto Furlan.

Segundo ele, cirurgias de catarata, cirurgias em idosos, com comorbidades, com síndrome gripal estão suspensas. Das 34 cirurgias eletivas marcadas para esta segunda, 21 não foram realizadas, segundo o administrador, porque os pacientes não compareceram.

O secretário de Saúde, Aldenis Borim, afirmou que só vai suspender todas as eletivas sem reduzir o repasse se houver uma determinação do Ministério da Saúde. "Existe uma meta a ser cumprida. Se eles não cumprirem a meta, vai diminuindo o repasse", afirmou. "A hora que tivermos determinação do Ministério, aí sim podemos repassar verbas sem cumprir meta", completou Borim.

(Francela Pinheiro)

Casos

Casos confirmados em Rio Preto

  • Mulher de 28 anos que passou por Bélgica, França e Alemanha
  • Homem de 44 anos que viajou para São Paulo
  • Homem de 60 anos que passou por São Paulo. Está internado na UTI do Austa; seu estado de saúde é grave
  • Mulher de 42 anos, com histórico de viagem à cidade de São Paulo
  • Homem de 35 anos, forma de contágio sendo investigada

Em investigação

  • 95 pacientes estão à espera dos resultados dos exames - três deles estão internados

Investigação na região

  • Votuporanga: 53 casos
  • Barretos: 36 casos
  • Catanduva: 17 casos
  • Jales: 14 casos
  • Fernandópolis: 13 casos
  • Mirassol: 9 casos
  • Santa Fé do Sul: 8 casos
  • Olímpia: 6 casos
  • Ilha Solteira, Tanabi, Pereira Barreto, Valentim Gentil e Bady Bassitt: 4 casos
  • Indiaporã e Uchoa: 3 casos
  • Elisiário e Buritama: 2 casos
  • Auriflama, Palmeira d'Oeste, Estrela d'Oeste, Itajobi, Monte Aprazível, Nhandeara, Paraíso, Santa Albertina, Nova Granada, Novo Horizonte: 1 caso suspeito

Atendimento

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre
  • Tosse
  • Coriza
  • Nariz congestionado
  • Espirros
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar

Pacientes com sintomas graves de gripe (falta de ar, cansaço, dores que não cessam e febre alta) devem procurar por unidades específicas, que servirão de referência da Saúde e começaram a funcionar nesta segunda-feira, 23

São dez unidades que, por tempo indeterminado, atenderão somente casos de síndromes gripais de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

São elas:

  • UBS Central: avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 3.165
  • UBSF Vetorazzo: avenida Fortunato Ernesto Vetorasso, 711
  • UBSF São Deocleciano: rua João José Lucânia Fernandes, S/N
  • UBSF Lealdade Amizade: rua Projetada 15, S/N
  • UBSF Engenheiro Schmitt: rua Otávio Zanetoni, 158
  • UBSF Anchieta: avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 805
  • UBSF Solo Sagrado: rua Beatriz da Conceição, 406
  • UBSF Santo Antônio: rua Ida Tagliavini Polachini, 580
  • UBSF Caic: avenida de Maio, 2.550
  • Centro de Saúde Escola Estoril: rua Caetano Elzo Rogerio, 1.800
  • Prédio anexo à UBS do Santo Antônio: rua Ida Tagliavini Polachini, Jardim Santo Antônio, específica para crianças de 0 a 12 anos, começa a funcionar nesta terça-feira, 24

Estas 11 unidades só receberão pacientes com sintomas de síndrome gripal sem desconforto respiratório (falta de ar)

Fora desses horários, as opções são as cinco unidades de pronto atendimento (UPA)

Dúvidas

Em caso de dúvidas, ligue no telefone 0800-772-2123. Ele funciona de segunda a sexta, das 7h às 23h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Diário da Região

Esperamos que você tenha aproveitado as matérias gratuitas!
Você atingiu o limite de reportagens neste mês.

Continue muito bem informado, seja nosso assinante e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo produzido pelo Diário da Região

Assinatura Digital por apenas R$ 1,00*

Nos 3 primeiros meses. Após o período R$ 19,00
Diário da Região
Continue lendo nosso conteúdo gratuitamente Preencha os campos abaixo e
ganhe + matérias!
Tenha acesso ilimitado para todos os produtos do Diário da Região
Diário da Região Digital
por apenas R$ 1,00*
*Nos 3 primeiros meses. Após o período R$ 19,00

Já é Assinante?

LOGAR
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por Você para acessar o Diário da Região.