Ficar em casa é gesto de cuidado e cidadania Diário da Região - Saúde

Diário da Região

    • São José do Rio Preto
    • máx 33 min 21
18/03/2020 - 00h30min

#FIQUEEMCASA

Ficar em casa é gesto de cuidado e cidadania

A melhor prevenção ao coronavírus é não se expor a ele: por isso especialistas defendem que, quem puder, deve ficar em casa. Situação que já começa a acontecer por Rio Preto, onde escolas, academias, transporte público, voos, entre outros, registraram diminuição no movimento. Quem precisa sair deve tomar cuidados extras

Guilherme Baffi 17/3/2020 Daniel Haikel faz limpeza em equipamento da academia: frequência diminuiu
Daniel Haikel faz limpeza em equipamento da academia: frequência diminuiu

Ficar em casa tanto quanto possível mantém não só você, mas quem você ama seguro. Isso porque na maioria dos pacientes o coronavírus não vai provocar infecção severa, porém os indivíduos dos grupos de risco - idosos e portadores de comorbidade - podem, sim, morrer por complicações do Covid-19. Por se tratar de uma mutação recente, não se sabe exatamente o que ele provoca: pesquisas já mostraram que pacientes que retornaram da UTI na China apresentaram perdas pulmonares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reportou nesta semana as mais raras, mas existentes, mortes de jovens e crianças.

Assim, permanecer na residência é a recomendação das autoridades de saúde para frear o avanço do coronavírus. A Secretaria de Saúde de Rio Preto recomendou nesta terça-feira, 17, que todos os idosos de 60 a 70 anos que tenham algum tipo de comorbidade sejam encaminhados pelas empresas a home office; quem tiver mais idade que isso, independentemente de doenças, deve permanecer em casa.

Benedito Antônio Fonseca, professor de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, reforça que a melhor opção é permanecer em casa. "O vírus é transmitido de pessoa para pessoa por gotículas. Quando fala, tosse, espirra. Isso pode infectar o paciente mais próximo", pontua. A distância de um metro ajuda, é claro, porém o vírus sobrevive um tempo fora do organismo. Ao tocar em uma superfície contaminada e levar a mão à boca, ao nariz ou aos olhos, a pessoa pode se contaminar.

Quem chegou de viagem de locais com transmissão da doença também deve evitar circular - se for preciso retornar ao trabalho e o home office não for uma opção, a empresa, se possível, precisa providenciar um cantinho um pouco mais isolado.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) está orientando que consultas, exames e cirurgias que sejam eletivos sejam postergados. Na rede municipal de Rio Preto, exames eletivos de endoscopia estão suspensos por tempo indeterminado, bem como os atendimentos odontológicos agendados na unidade básica de saúde (UBS) e os exames de espirometria (do sopro) serão remarcados - de acordo com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, os profissionais que lidam com esses procedimentos são os "campeões" em infecções por vírus respiratórios. Também foram suspensos todos os grupos de diabetes e hipertensão e os pacientes que estiverem com sintomas respiratórios devem telefonar para reagendar a consulta.

A Prefeitura resolveu também fechar o Zoológico, cancelar as aulas, suspender a concessão de alvarás para eventos com mais de cem pessoas e mudar o esquema de atendimento em diversas repartições. Órgãos estaduais como o Poupatempo e as escolas e empresas estão adotando medidas de contenção.

Gustavo Marcatto, chefe do Departamento de Urgência e Emergência, afirma que, diferentemente de outras cidades, que tomaram as providências depois que o vírus estava circulando, Rio Preto está sendo prudente antes que haja caso autóctone, ou seja, contraído no próprio município. "É muito importante que a gente não tenha essa progressão igual a outras cidades que tiveram transmissão primeiro para depois tomar medidas de precaução. O decreto saiu prevendo essas possíveis dificuldades", afirma. Novas ações poderão ser divulgadas nos próximos dias.

Academias

O movimento das academias também foi afetado com as medidas de prevenção ao coronavírus e recomendações para que as pessoas fiquem em casa. Com quatro academias em Rio Preto, a Elite Fitness informou que o movimento reduziu, principalmente dos idosos. De acordo com o instrutor Guilherme Ricardo dos Santos, a queda foi percebida desde o início da semana.

"Reduziu o número de alunos, mas por enquanto as aulas estão mantidas", afirmou. Na catraca da academia, há um pote de álcool em gel e um aviso para que todos os alunos passem o produto antes de colocar a digital para entrar na área de musculação e sala de aulas aeróbicas. "Estamos orientando a usar o álcool em gel para higienizar", disse o instrutor.

Na academia Body Club, na Vila Nossa Senhora da Paz, também houve redução. "Diminuiu bastante no geral e os idosos praticamente ninguém tá vindo", afirmou Sabrina Barbosa. "O que estamos fazendo é tomando medidas preventivas como indica o Ministério da Saúde, álcool em gel em toda parte e estamos pedindo para lavar as mãos antes e depois do treino", informou.

Na Oxfit, na região norte, a mesma constatação e preocupação. "Não só os idosos, o público em geral deu uma diminuída", disse Rodrigo Rabelo. "Não suspendemos as aulas, mas estamos com cuidados em não deixar as janelas fechadas e aumentamos os dispensadores de álcool em gel e sabonetes", completou. Segundo o porta-voz, na academia os professores estão orientando os alunos a evitarem o contato físico entre eles.

Nas aulas de natação, a situação se repete. Em duas unidades consultadas pela reportagem, a redução de alunos foi significativa. "Eu estou com poucos alunos, com aulas com dois ou três. Os idosos, de 20, vieram três nesta terça-feira", afirmou uma proprietária que pediu para não ser identificada.

Quem continua a frequentar está em alerta. O personal trainer Daniel Haikel disse que as medidas são as de praxe. "São as que a gente sempre seguiu, mas agora intensificamos. Limpar todos os aparelhos antes de usar, lavar as mãos e todos os cuidados que precisamos tomar", afirmou. Orientações levadas à risca pela aluna Edivania Sousa Brites, "é precaução", afirmou.

Cuidados redobrados também na rede Smartfit. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, a higienização foi multiplicada para evitar a propagação de vírus. "Todos os aparelhos de ar condicionado trocam o ar sete vezes por hora, nos vestiários são 25, quase o dobro determinado pela normatização", informou a empresa.

O que muda em Rio Preto

Saúde

  • UPAs funcionam 24 horas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h às 17h - as do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré funcionam até mais tarde, até as 20h.

Educação

  • As aulas das escolas municipais e estaduais serão suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março. Pais, mães ou responsáveis por alunos que tiverem dúvidas serão orientados pela direção das escolas. Os pais que puderem, já devem manter os filhos em casa, sem prejuízo de faltas. Também serão suspensas as atividades de contraturno.
  • A maior parte das escolas particulares vai seguir as recomendações do Estado e suspender gradualmente as aulas. Algumas, porém, já suspenderam nesta semana

Faculdades

  • Fatec, Faceres, Famerp, Ibilce, Unilago, Unip, Unirp e Unorp estão com atividades suspensas.

Arprom

  • Suspendeu as aulas com os menores aprendizes.

Terminal rodoviário

  • A circulação de ônibus municipais está mantida.
  • Será feita distribuição de material informativo.
  • Veículos estão sendo higienizados entre o embarque e o desembarque.
  • Ônibus terão o ar-condicionado desligado para circulação do ar pelas janelas (são 36 veículos atualmente em Rio Preto com ar).

Transporte particular

  • Associação dos taxistas e empresas de aplicativo recomendaram aos motoristas que levem passageiros com as janelas abertas - também para aumentar a circulação do ar.

Aeroporto

  • Os voos para São Paulo, Campinas e Brasília continuam decolando normalmente. Está sendo distribuído material de orientação aos viajantes.

Igrejas

  • Por enquanto não há suspensão de missas. Cultos e encontros religiosos já estão sendo suspensos. A orientação é para evitar o toque, inclusive com a suspensão do abraço da paz e com o ato de dar as mãos durante a oração do Pai Nosso nas católicas.
  • Algumas igrejas estão adotando o uso do álcool em gel para os fiéis utilizarem.

Tribunal de Justiça

  • Suspensão de audiências não-urgentes por 30 dias.
  • Suspensão de processos pelo próximo mês (com exceção e casos urgentes, de réu preso e menor infrator).
  • Suspensão temporária da entrada de pessoas que necessitam se apresentar aos fóruns periodicamente.
  • Restrição de público em audiências urgentes e júri popular.
  • Restrição do acesso do público aos fóruns e aos presídios, com exceção de advogados e defensores.
  • Redução da carga horária de servidores de oito para seis horas por meio de rodízios.
  • Trabalho home office para juízas e servidoras grávidas.

Justiça Federal

  • Trabalho home office
  • por 14 dias a juízes e servidores que se sentirem expostos ao coronavírus.
  • Quarentena (14 dias) de servidores e juízes que estiveram ou vierem do exterior e autorização de teletrabalho para esses funcionários.
  • Realização de audiência de custódia facultativa.

Ministério Público

  • Quarentena e teletrabalho para promotores, procuradores, servidores e estagiários que visitaram ou vieram de outros países.
  • Teletrabalho para os membros em caso de riscos.

Defensoria Pública

  • Atendimento presencial nas dependências da instituição está restrito a casos urgentes.

Detran, Poupatempo e Prefeitura da Zona Norte

  • Vão priorizar serviços on-line e atendimento a distância.

Bom Prato

  • Disposição de mesas e cadeiras será alterada para impedir que as pessoas se sentem muito próximas nos salões. Também fica suspensa a limitação de horários para servir cafés da manhã e almoços - as refeições serão servidas enquanto o estoque diário de cada unidade durar.

Administração

  • Cancelamento de férias e licença prêmio e de faltas abonadas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal por tempo indeterminado.
  • Suspensão do ponto digital em todas as repartições públicas e orientação para que as empresas prestadoras de serviços ao município adotem o mesmo procedimento.
  • Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas ou imunidade reduzida, com exceção dos profissionais de saúde e segurança, serão liberados para cumprir jornada em casa (sistema de home office).
  • Estão proibidas as aglomerações com mais de 100 pessoas no município. A Secretaria da Fazenda já suspendeu a emissão de novos alvarás para eventos.
  • Será disponibilizada uma linha telefônica 0800, operada pela Secretaria Municipal de Saúde e os planos privados de saúde, para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e como proceder caso eles apareçam.
  • Cidade da Criança, CEU das Artes, Núcleos de Artes, Bibliotecas, CIECC (Planetário), Parques Ecológicos, Zoológico Municipal, Piscinas Públicas, Centros Esportivos,
  • Centros de Convivência de Idosos estarão fechados a partir desta terça-feira, 17.

Semae

  • Nos próximos 60 dias não haverá corte no fornecimento de água tratada para as pessoas em situação de inadimplência.

Mitos e Verdades

1 - O melhor é ficar apavorado.

MENTIRA!

  • Em momentos de crise, o ideal é manter a calma. Em Rio Preto e região o vírus não estabeleceu uma cadeia de transmissão - os dois casos confirmados são de pessoas que estiveram em áreas com circulação do vírus, mas que foram isoladas depois.

2 - O coronavírus mata.

VERDADE.

  • Na maioria dos casos, os sintomas serão brandos - tosse, coriza e espirro, por exemplo. Em alguns casos, no entanto, a doença afeta de maneira severa o sistema respiratório. Os grupos de risco mais afetados são os idosos e as pessoas com doenças crônicas e problemas que afetem o sistema imunológico.

3 - Eu posso me afastar do trabalho e continuar passeando normalmente.

MENTIRA!

  • O momento é de afastamento tanto quanto possível. Nem todas as empresas decretaram o home office, e tudo bem, já que o vírus não está disseminado pelo meio ambiente. A orientação, no entanto, é para que as pessoas evitem circular sem necessidade.

4 - Higiene pessoal é uma das medidas de prevenção mais importantes.

VERDADE.

  • Lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel na ausência de água e sabão; evitar levar a mão ao rosto se ela não estiver limpa; não tossir ou espirrar sem cobrir boca e nariz e utilizar lenços descartáveis impedem que o vírus, seja ele de coronavírus ou qualquer outro respiratório, como gripe comum ou sarampo, cheguem até você ou se espalhem pelo ambiente.

5 - Tudo que circula pelas redes sociais e pelo WhatsApp é confiável.

MENTIRA!

  • As redes sociais estão impregnadas de informações manipuladas ou até mesmo mentirosas, com dados que podem colocar não só a saúde individual, mas a pública em risco. Existem formas seguras de obter informações: por meio da imprensa ou site de organizações como as secretarias de saúde, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

6 - É perigoso se automedicar.

VERDADE.

  • As autoridades de saúde estão alertando para os riscos do uso indiscriminado de anti-inflamatório, que pode agravar as infecções por coronavírus. Corticoides também seriam maléficos. Assim, quem já utiliza essas substâncias deve consultar um médico sobre a continuidade. Para combater dor e febre, o ideal é usar paracetamol ou dipirona - mas o bom mesmo é sempre perguntar ao doutor.

Frequência cai nas escolas

Johnny Torres 17/3/2020 Ibilce com áreas vazias após suspensão das aulas
Ibilce com áreas vazias após suspensão das aulas

A partir desta quarta-feira, 18, todas as faculdades e universidades de Rio Preto estão com aulas suspensas. Nas escolas estaduais, nesta terça-feira, 17, a Secretaria Estadual de Educação informou que apenas 21% dos alunos compareceram. Na rede municipal, a menor frequência - 17% - foi registrada nas turmas do ensino fundamental. Os cursinhos também estão com aulas paralisadas.

As medidas atendem aos decretos Estadual e Municipal de prevenção contra a propagação do coronavírus. A exceção da suspensão nas aulas do ensino superior são as turmas do último ano dos cursos de medicina. Na Unilago, apenas as salas do 1º ao 8º semestre estão com aulas canceladas até o dia 27. Na Famerp, segundo o comunicado da faculdade, estão dispensados os alunos do 1º ao 4º ano do curso e alunos do 1º ao 3º ano de enfermagem. Já os alunos de psicologia, da pós-graduação, cursos de especialização, estágios e intercâmbios estão todos com atividades suspensas até 18 de abril. Na Faceres, onde as aulas já tinham sido suspensas, o vestibular de medicina foi adiado, mas não tem data para nova realização.

Nas escolas municipais e estaduais há uma suspensão gradual para paralisação definitiva a partir de segunda-feira, 23. Nas 14 cidades da Diretoria de Ensino de Rio Preto, a frequência foi de 21%. Na rede municipal esse percentual variou. Nas turmas do ensino fundamental, no período da tarde apenas 17% dos alunos compareceram, contra 26% do período da manhã. No infantil, a Secretaria Municipal de Educação registrou 25% de presença.

Nos cursinhos consultados pela reportagem, como Alternativo, Kelvin, Anglo, Atlas, cursinhos da Unesp e Anglo, as aulas estão suspensas. (FP)

Quando ir ao médico e o que tomar

Uma das preocupações da Saúde é com a superlotação das unidades de saúde e a contaminação de pacientes neste local. Assim, a orientação é para que as pessoas que estiverem com sintomas leves permaneçam em casa. "Quanto menos pessoas circulando com sintomas gripais, menos transmissão vai ter", pontua Viviane Anheti Prado, infectologista da Secretaria de Saúde de Rio Preto. A recomendação vale até mesmo para os grupos de risco, que devem fazer um monitoramento mais atento. É imprescindível procurar atendimento médico em caso de falta de ar ou cansaço.

Os meses que mais preocupam a Saúde são maio, junho e julho, por causa da temperatura mais amena, que favorece a contaminação. Andreia Negri Reis, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, reforça que somente serão testados para coronavírus os pacientes efetivamente suspeitos. "Dez por cento da população nesses meses têm sintomas respiratórios", afirma. Esses índices tornam inviável fazer exames em todos com sintomas.

Uma das dúvidas dos pacientes é com relação à medicação. Benedito Antônio Fonseca, professor de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina USP de Ribeirão Preto, explica que há muitos estudos mostrando que os corticoides podem ser prejudiciais em casos de infecção por coronavírus e outros que não teriam efeito maléfico.

Essas substâncias são utilizadas no tratamento de, por exemplo, asma, alergias, artrite reumatoide, lúpus e por pacientes com rim transplantado. Assim, na dúvida, o melhor a fazer é consultar um médico e, se possível, evitar os corticoides.

O mesmo vale para o ibuprofeno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que ele seja evitado depois que uma pesquisa mostrou que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com a substância tinham mais riscos de desenvolver formas graves do coronavírus.

"Talvez daqui a algum tempo mude, mas agora a recomendação é usar dipirona e paracetamol", diz o infectologista Fonseca, ressaltando que o coronavírus é uma doença muito recente e que, portanto, não se sabe muito sobre ela. (MG)

Fuga no Terminal e no aeroporto

O receio de ser contaminado derrubou pela metade a movimentação do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino de Rio Preto. No Terminal Urbano, a movimentação dos embarques e desembarques reduziu em 15%.

Segundo apurou a reportagem, o aeroporto esperava 1.100 passageiros para voos programados para as companhias Latam (São Paulo), Azul (Campinas) e Passaredo (Brasília), no entanto apenas 560 compareceram para os embarques. A orientação das empresas é para que os clientes procurem as companhias para cancelamentos e remarcações.

No Terminal Urbano, a circulação de pessoas foi reduzida em 15%. O Consórcio Riopretrans relaciona a queda com a redução dos estudantes que usam os ônibus, mas que no momento não estão indo às aulas por recomendação da Secretaria Estadual de Educação. Como ação de combate à transmissão do coronavírus, o consórcio colocou trabalhadores para higienização dos ônibus das 8h às 17h, entre um desembarque e outro.

Nesta quarta-feira, 18, máscaras e álcool em gel devem ser distribuídos para os motoristas de ônibus se prevenirem. Alertas sobre o vírus e orientações de prevenção estão em todos os televisores do terminal.

Em coletiva de imprensa nesta terça, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, afirmou que estuda a decretação de um rodízio dos horários de trabalho da população para evitar aglomerações no terminal. "Existe a tentativa de fazer isso. Vamos decidir ainda", afirmou. Na Rodoviária, até esta terça-feira, não há informações sobre alterações significativas.

No transporte particular, táxis e motoristas de aplicativos, as orientações continuam as mesmas. "Vidro aberto, álcool em gel e máscara em casos de pessoas resfriadas", afirmou o porta-voz dos taxistas, André Cabello. (FP)

Igrejas suspendem cultos e encontros

Guilherme Baffi 17/3/2020 Com missas mantidas, Igreja Católica disponibilizou álcool em gel para os fiéis na Catedral:
Com missas mantidas, Igreja Católica disponibilizou álcool em gel para os fiéis na Catedral: "quando eu vi, fui logo passar", afirmou Renilda de Sousa, 70 anos

As medidas de prevenção contra o coronavírus Covid-19 suspenderam cultos e atividades em templos religiosos em Rio Preto. As suspensões vão ao encontro do Decreto Municipal divulgado nesta segunda-feira, 16, pelo qual ficam suspensas atividades e eventos com aglomeração de mais de cem pessoas. Para driblar o isolamento por tempo indeterminado, há igrejas com cultos transmitidos por redes sociais.

Este é o caso da Igreja Presbiteriana. Desde o domingo, 15, os cultos estão sendo transmitidos pelo YouTube. A decisão de cancelar os encontros foi comunicada aos fiéis no sábado, dia 14, quando o governador João Doria publicou decreto com uma série de recomendações para barrar a transmissão do vírus. A decisão também colocou os templos em recesso e cancelou reuniões de orações por tempo indeterminado.

A Congregação Cristã no Brasil, com 32 templos em Rio Preto, cancelou todos os cultos e reuniões sem prazo para retorno. A determinação vale para todo o Estado. As informações foram confirmadas pela sede, no Brás, em São Paulo. A Igreja Batista e a Assembleia de Deus também cancelaram cultos e atividades. "Nós aderimos em prol do benefício da saúde de todos. Cancelada até segunda ordem", afirmou o pastor Leonardo Lima.

Atividades canceladas desde domingo, dia 15, também na Associação Espírita Allan Kardec. "Até segunda ordem. Contamos com a compreensão de todos e nos mantenhamos em orações", afirma o comunicado. Já na Igreja Universal, o último comunicado publicado até o fechamento do texto informava aos fiéis sobre controle de público dentro do limite permitido pelo decreto e orientava os idosos a ficar em casa e a quem ir à igreja a sentar duas cadeiras distantes um do outro.

Manutenção de encontros também na Igreja Católica. Como prevenção, são dadas orientações para evitar contato físico e álcool em gel foi disponibilizado para higienização das mãos na entrada e saída de algumas igrejas, como na Sé Catedral. "Quando entrei não tinha visto, mas na saída quando eu vi fui logo passar (o álcool em gel)", afirmou Renilda de Sousa, 70 anos. (FP)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Diário da Região

Esperamos que você tenha aproveitado as matérias gratuitas!
Você atingiu o limite de reportagens neste mês.

Continue muito bem informado, seja nosso assinante e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo produzido pelo Diário da Região

Assinatura Digital por apenas R$ 1,00*

Nos 3 primeiros meses. Após o período R$ 19,00
Diário da Região
Continue lendo nosso conteúdo gratuitamente Preencha os campos abaixo e
ganhe + matérias!
Tenha acesso ilimitado para todos os produtos do Diário da Região
Diário da Região Digital
por apenas R$ 1,00*
*Nos 3 primeiros meses. Após o período R$ 19,00

Já é Assinante?

LOGAR
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por Você para acessar o Diário da Região.