Terminal urbano de Rio Preto será pulverizado com cloroÍcone de fechar Fechar

Produto hospitalar

Terminal urbano de Rio Preto será pulverizado com cloro


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Ao mesmo tempo que enfrenta uma redução de mais da metade dos passageiros, o Terminal Urbano de Rio Preto se prepara a cada dia para a guerra contra o coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta terça-feira, 24, a Prefeitura de Rio Preto encomendou cloro hospitalar para iniciar um esquema de pulverização das instalações por onde transitam os usuários do transporte público.

A medida orientada por profissionais especializados em infectologia deve ser executada três vezes por dia durante a rotina de embarques e desembarques. O secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Amaury Hernandes, responsável pelo transporte público do município, afirma que essa é mais uma tentativa de barrar a suposta transmissão da Covid-19 entre passageiros do serviço.

Isso porque, desde o início de casos suspeitos e confirmados da doença em Rio Preto, a pasta vem tomando medidas para intensificar a assepsia do transporte - álcool em gel e máscaras para os motoristas e higienização dos ônibus em horários de embarques e desembarques, fora dos horários de movimento intenso.

"A ideia é fazer a prevenção da melhor maneira possível para ter um ambiente mais limpo", afirmou. Outra medida tomada foram as adequações da quantidade de ônibus para evitar que haja embarques com passageiros em pé.

Em um primeiro momento, a Secretaria reduziu 52 ônibus, mas o corte precisou ser revisto para evitar superlotação dos coletivos. "Agora os ônibus estão transitando com passageiros sentados visando minimizar o risco. Assim que o embarque enche, chama o outro e completa. A redução está sendo monitorada", explicou.

Redução drástica

O fechamento das escolas da rede municipal e estadual, do comércio e a opção de home office adotada por empresas reduziu em 60% a circulação de usuários no Terminal Urbano. A queda já vinha sendo observada desde a quarta-feira, dia 18, quando as escolas estavam em suspensão gradual. Embora haja redução, ainda não há uma definição de como fica o serviço e a situação dos funcionários do transporte.