IMG-LOGO
Home Educação
Educação

Pós-graduação: as infinitas possibilidades para dar um upgrade nos estudos e na carreira

Jéssica Reis - 07/03/2020 00:11

Você termina a sua graduação e se depara com as diversas possibilidades para complementar os estudos: especialização, mestrado ou doutorado. Você sabe o que é cada um desses cursos e para quem é destinado? A pós-graduação tem como objetivo formar profissionais mais especializados em sua área de atuação; qualificados para o ensino, pesquisas científicas e mercado profissional.

A pós-graduação é dividida em stricto sensu (sentido restrito), em que o foco é a área acadêmica e a produção de novos conhecimentos, compreende programas de mestrado e doutorado. Já o lato sensu (sentido amplo) é destinado ao mercado de trabalho e engloba especialização e cursos designados como MBAs (Master Business Administration). No lato sensu, o aluno recebe certificado e não diploma.

Além disso existem outras formas de se especializar como os cursos a distância, conhecidos como EAD, cursos técnicos e os oferecidos por empresas do universo da tecnologia, como Google e Facebook. Esses últimos ganharam muito destaque, especialmente entre profissionais da área de negócios, já que essas plataformas oferecem cursos a distância e presenciais sobre marketing e e-commerce.

Especialização

Cursos de especialização ou de pós-graduação lato sensu são indicados a profissionais que já possuem um diploma de graduação. Em geral, têm o propósito de aprofundar os conhecimentos e aptidões dos participantes em uma área bem específica, formando então profissionais especialistas naquele tema. Os cursos de especialização podem também cumprir o propósito de atualização, reciclagem profissional e podem ainda ajudar pessoas que estão querendo ajustar sua área de atuação. A carga horária mínima é de 360 horas, que em geral são cumpridas em 1 ano ou 1 ano e meio.

Segundo o Prof. Dr. Roberto Ferrari Júnior, pró-reitor de Extensão, da Universidade Federal de São Carlos, é usual que as aulas ou encontros ocorram aos finais de semana - sexta à noite e sábado ao longo do dia. Mas também existem ofertas em outros horários. "O processo seletivo pode mudar de um curso para o outro, mas em geral é bem simples, baseado em análise curricular, e busca identificar pessoas com perfil adequado para aproveitar bem o curso."

A UFSCar possui uma plataforma chamada BOX UFSCar, que mostra os cursos de especialização com inscrições abertas, um vídeo e informações técnicas detalhadas sobre esses cursos, como realizar a inscrição etc. Acesse os cursos com inscrições abertas na plataforma BOX UFSCar, através do link: box.ufscar.br/cursos. A lista de cursos disponíveis na Universidade Federal de São Carlos está disponível em www.extensao.ufscar.br/site/menu-1/cursos.

Mestrado

Os cursos de mestrado dos programas de pós-graduação stricto sensu são cursos com duração média de dois anos em que os alunos graduados nas áreas consideradas da mesma área ou correlatas cursam créditos em disciplinas, desenvolvem pesquisas e elaboram e defendem sua dissertação perante uma Comissão Examinadora, para obtenção do título de Mestre.

Silvia Emiko Kazama, supervisora Técnica de Seção da Pós-Graduação do Ibilce/Unesp, em Rio Preto, diz que o mestrado é indicado para alunos graduados em áreas consideradas correlatas ao Programa de Pós-graduação pretendido.

A duração média dos cursos de mestrado é de dois anos. Como os programas de pós-graduação stricto sensu são avaliados por diferentes áreas de avaliação da CAPES, cada Programa estabelece em seu regulamento uma carga horária mínima em disciplinas e em atividades complementares conforme exigência de sua área de avaliação.

Na maioria dos casos, os processos seletivos são anuais e estabelecidos por editais de seleção. Alguns programas de pós-graduação abrem processo seletivo para ingresso em fluxo contínuo, estes geralmente para ingresso nos cursos de doutorado.

"Nos 12 programas de pós-graduação que o Ibilce/Unesp - campus de São José do Rio Preto oferece, os alunos cursam as disciplinas presencialmente no prazo estabelecido, muitos apresentam trabalhos em congressos e eventos científicos para obtenção de créditos em atividades complementares exigidos por alguns dos programas, realizam o exame de qualificação e a defesa de dissertação conforme o regulamento de cada programa", explica Silvia.

Atualmente a instituição oferece 12 programas, a maioria conta com cursos de mestrado e doutorado (www.ibilce.unesp.br).

Doutorado

O doutorado é a apresentação de um novo ponto de vista de uma área de conhecimento. É possível fazer o doutorado sem passar pelo mestrado, é o chamado doutorado direto. Há também o pós-doutorado, que é o aprimoramento em pesquisa avançada. Entre as atividades, o pós-doutorando pode atuar em aulas práticas e auxiliar na orientação de alunos. Nesse caso, o pesquisador precisa ter obtido título de doutor há, no máximo, sete anos. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses, e para o doutorado de 36 a 60 meses. O doutorado direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, cada programa tem o seu próprio regulamento. Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente.

O processo de inscrição na pós-graduação stricto sensu varia conforme o programa escolhido. Para maiores detalhes, você deve buscar os sites do programa/curso de interesse. Na USP, o processo seletivo difere de acordo com o programa escolhido, mas no geral os critérios são prova de conhecimentos específicos sobre a área, entrevista, proficiência em uma língua estrangeira e análise do currículo e projeto de pesquisa.

A relação de todos os programas oferecidos pela USP pode ser consultada no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: www.prpg.usp.br. Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade de São Paulo são gratuitos para o aluno. 

Atualize-se no universo digital

Se você não deseja seguir a carreira acadêmica, mas quer se especializar e fazer cursos rápidos, inclusive a distância, uma boa opção são os treinamentos oferecidos pelo Google. A empresa oferece cursos em diversas áreas como educação (Google for Education), marketing e negócios (Ateliê Digital) e para jornalismo digital (News Initiative). Os treinamentos podem ser acessados emedu.google.com, learndigital.withgoogle.com/ateliedigital e newsinitiative.withgoogle.com

Outra possibilidade é o Facebook Blueprint, que disponibiliza cursos gratuitos na área de marketing, com dicas, tutoriais, conselhos e sugestões de texto e vídeos. Há opções para aprender a gerenciar publicidades no Facebook, a vender mais, direcionar campanhas para o público certo, aumentar vendas, além de desenvolvimento da criatividade. Os cursos podem ser acessados em pt-br.facebook.com/business/learn

Editorias:
Educação
Compartilhe: