Vovó antenada: digital influencer não é só coisa de jovemÍcone de fechar Fechar

Vovó fashion

Vovó antenada: digital influencer não é só coisa de jovem

Conheça a paranaense Izaura Demari, a senhorinha dos chapéus que virou febre no Instagram com seus looks para lá de extravagantes


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Quantos influenciadores digitais você segue nas redes sociais? Quais são as idades deles? Tenho certeza que os seus criadores de conteúdo preferidos têm menos de 50 anos. Quase que indispensáveis nas estratégias de comunicação das empresas, estes profissionais têm conquistado cada vez mais espaço no mercado corporativo. Uma digital influencer, no entanto, se destaca pela simpatia, looks nada discretos e idade. Trata-se da musa da terceira idade Izaura Demari, uma paranaense prestes a completar 80 anos.

Com 45,1 mil seguidores no Instagram (@voizaurademari), ela abusa da personalidade ao postar fotos com peças e acessórios cheios de estilo. Na última foto postada, por exemplo, a vovó fashionista surge de body sensual de renda preta com lenço no pescoço, brinco maxi, óculos de sol e chapéu. Sem medo de ousar, a influenciadora prova que não existe idade ideal para se divertir e ser feliz, apresentando um estilo de causar inveja em qualquer blogueira novinha.

Com o sucesso nas redes sociais, Izaura Demari foi convidada para participar de um desfile no São Paulo Fashion Week, pelo Instituto Free Free/Pavilhão das Culturas Brasileiras, em outubro do ano passado, no Parque do Ibirapuera. Com uma história de libertação, conquista e amor próprio, ela nasceu em Londrina, no Paraná, casou-se aos 20 anos, teve três filhos e nunca trabalhou fora. Analfabeta, ela conta com a ajuda do filho caçula, Márcio Demari, para se conectar com o mundo.

Em Rio Preto

Agora, ela desembarca por aqui para um bate-papo com idosos no Sesc, válido pelo projeto "Além da Memória", que tem como intuito explorar os significados da palavra memória, em prol de promover, de forma lúdica, a saúde física e mental da terceira idade. No encontro "As lições de vovó Izaura", a influenciadora digital vai provocar reflexões como: há limites para o que se fazer na velhice e existe uma maneira de agir, se comportar e se vestir sendo idoso?

O bate-papo está programado para esta sexta-feira, 28, às 14h, no Teatro do Sesc. A distribuição dos ingressos gratuitos terá início às 13h30 na central de atendimento. Neste encontro, além de moda, Izaura vai falar sobre os cuidados com a saúde na terceira idade. Ela consome diariamente uma dieta equilibrada, sem açúcar, sem refrigerante e sem sal de mesa.

Izaura Demari conta que a vida foi transformada após a morte do marido, com quem viveu por 42 anos. Para lidar com o luto, ela começou a viajar em companhia da família e passou a usar diferentes chapéus por recomendação médica para se proteger contra raios solares, pois já teve câncer de pele. Com peças extravagantes e coloridas combinadas com roupas e brincos cheios de estilo, ela começou a chamar atenção por onde passava. Partiu daí a decisão do filho de criar um perfil no Instagram para postar os looks.

O filho dela, Márcio Demari, conta que o intuito do perfil não era deixá-la conhecida. O sucesso veio naturalmente. "Em Gramado, por exemplo, que é uma cidade que a gente viaja quatro vezes no ano, ela se tornou um personagem. Nos pontos turísticos, todo mundo quer tirar foto com a minha mãe."

A influencer de Florianópolis, hoje, por exemplo, é parceira de uma marca de lingerie e tem viajado bastante para participar de eventos em todo o Brasil. Neste ano, a influencer já tem cerca de 30 viagens programadas. Ela já estampou muitas entrevistas, inclusive internacionais. Ser uma influencer digital, teoricamente, é o primeiro trabalho da idosa, que tem 78 anos. O uso do chapéu virou sua marca registrada. O seu closet conta com uma coleção de 700 peças, sem contar as bijuterias, bolsas e sapatos. "A gente já doou muita coisa para asilo. Uma curiosidade para contar é que, quando a gente chega na instituição, as idosas ficam com receio de pegar as roupas e acessórios coloridos. Infelizmente, vivemos em uma sociedade que impõe que idoso tem que usar só roupa de cor opaca", afirma o filho, que atua como intermediador da mãe.

Com uma mensagem de autoestima e liberdade, Izaura Demari mostra seu corpo sem medo de ser julgada. Com muito glamour, ela ostenta cabelos curtos grisalhos e muita ousadia no Instagram. Em agosto de 2019, por exemplo, ela postou uma foto nua e escreveu a seguinte legenda: "Após ouvir reclamações das minhas amigas mais conservadoras, em relação a postar fotos só de calcinha e sutiã, resolvi ouvi-las. Pronto, amigas, após reflexão, concordei com vocês, nada de calcinha e sutiã". A provocação deu certo e a imagem viralizou.

Moda e saúde

Com cinco netos e três bisnetos, ela conta que também gosta de cuidar da casa e da família, mas quer mais é se divertir com roupas cheias de estampas e cores alegres. Apesar da idade, ela adora usar salto alto. Para ela, a moda deve ser divertida e confortável. Mesmo sendo uma mulher simples, ela se diverte com a fama. "Parece que estou mais nova agora do que dez anos atrás". Ela conta ainda que não usa maquiagem. "Por causa dos problemas de pele, eu não uso pintura. É uma recomendação médica."

Para ela, uma alimentação de qualidade deve ser mantida ao longo da vida, mas na terceira idade o cuidado deve ser redobrado. "Não como nada industrializado, não tomo refrigerante". O filho Márcio conta que a mãe gosta muito de chás e também de se mexer. "Hoje, as pessoas estão comendo mais do que comiam antigamente e se movimentando menos também. Para mim e minha mãe, saúde não é uma questão de estética."

Serviço

  • Bate-papo "As Lições de Vovó Izaura", com a influenciadora digital Izaura Demari. Nesta sexta-feira, 28, às 14h, no Teatro do Sesc. A entrada é gratuita. Informações: (17) 3216-9300