Quer arrasar no Carnaval? Confira dicas de maquiagem e adereçosÍcone de fechar Fechar

MODA

Quer arrasar no Carnaval? Confira dicas de maquiagem e adereços

Neste Carnaval, a dica é ver a criatividade na rua, clubes e bares. O importante é brilhar e estar confortável para pular muito


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Os blocos de Carnaval de rua, que sempre foram sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, cada vez mais ganham vez em Rio Preto e outras regiões do País. Entre a quinta-feira, 20, e dia 29, a cidade terá vários blocos oficiais, fora as festas nos clubes particulares e bares da cidade. Os dias mais festivos do ano, no entanto, exigem caracterização à altura e conforto também. Tem uma turma, por exemplo, que não se sente muito à vontade em sair fantasiada e brinca com os acessórios. Tem outro grupo, no entanto, que abusa de superproduções. Confira abaixo as dicas para fazer bonito no Carnaval.

Figurino

A foliã, por exemplo, não precisa de fantasia para pular o Carnaval. É possível garimpar roupas no guarda roupas e montar looks divertidos e criativos. A primeira dica da consultora de imagem Rafaela Migliorança é apostar em uma blusa de paetê e shorts jeans com tênis branco ou até mesmo colorido. "Vale colocar um lenço no cós do shorts, usar como tiara de cabelo ou mesmo amarrado na cabeça, tipo uma bandana."

Uma segunda opção é escolher uma blusinha bem cavada e colorida combinada com a parte de cima do biquíni por baixo da blusa. "A calcinha do biquíni, se for de amarrar, dá para usar por fora do shorts ou da saia. A ideia é usar todas as peças bem coloridas."

Um terceiro look, segundo a consultora de imagem Rafaela, é resgatar um vestido de festa antigo que você não usa mais. "Se for longo, o bacana é encurtar acima do joelho e depois fazer algo para deixar a peça atual. Vale fazer alterações com o que sobrou do tecido, tanto na cintura quanto fazer um 'xis' entre a cintura e o pescoço. Também dá para usar uma fita de cetim, caso não tenha o retalho do tecido. Use a fita para fazer a cintura do vestido e também para amarrar nos pulsos e cabelos."

Para a especialista, as fantasias de super-heróis, heroínas e bichinhos fofos, como os unicórnios, ainda estão bem em alta. "Pegue aquela t-shirt com personagens e use com adereços. A parte de baixo do look e os sapatos podem ser todos coloridos. É uma proposta divertida e super fácil de compor."

Muitas pessoas vão pular o Carnaval em grupo. Uma dica para a turma arrasar na criatividade, segundo a consultora de imagem Rafaela, é pegar uma camiseta branca e cada integrante customizar a letra inicial do nome. "Vale escrever com spray colorido, escrever com glitter ou paetês. Faz a letra com cola, coloque por baixo, entre as partes da camiseta, uma badeja para a cola não passar, jogue o glitter/paetês e espere secar."

Maquiagem

A maquiadora Viviane Versiani, de Rio Preto, afirma que Carnaval é sinônimo de alegria e diversão, sentimentos refletidos também na maquiagem. "O brilho está sempre presente, em pigmentos, sombras, até mesmo em detalhes como um delineado brilhante ou estrelinhas nas bochechas. Neste Carnaval vamos ver muita maquiagem neon. As cores vivas vão vir com tudo e serão usadas juntas, sem medo de ser feliz."

As aplicações de strass e cílios postiços coloridos também são dicas de make especial para a folia. A maquiadora Viviane afirma que esta é a melhor época para ousar na maquiagem. "No mercado encontramos diferentes opções de cílios que garantem um charme especial. Os strass, estrelinhas e brilhos podem ser adicionados tanto nas maquiagens sociais quanto nas maquiagens artísticas."

Para as meninas mais básicas, a maquiagem básica também pode ser uma saída. "A dica é escolher um ponto de cor para brincar. Se a pessoa se sente receosa em usar muitas cores, escolha uma área para brincar. Batom, sombra, cílios e coloque alguns brilhos ou estrelinhas e bom Carnaval", afirma Viviane Versiani. Meninos também podem se maquiar. "Neste Carnaval os meninos também vão usar muito neon. Que tal uma brincadeira com uma faixa nos olhos combinando com o short? É uma dica simples e que transforma a sua folia."

A duração da maquiagem está diretamente ligada às técnicas de aplicação e qualidade dos produtos. Na maquiagem profissional, temos produtos específicos que garantem a durabilidade. Em casa, as dicas para os foliões são: sempre fazer a maquiagem com a pele limpa, evite que a sua pele esteja oleosa ou ressecada antes da maquiagem, passe tônico ou creme facial, use um primer, escolha bases de qualidade e utilize um spray fixador após a finalização da maquiagem. Outra dica é passar o corretivo na pálpebra para receber a sombra. Se a sua sombra não tiver boa fixação, esse truque vai te ajudar a ter a make linda por mais tempo.

Fonte: Viviane Versiani, maquiadora

Divulgação

Mayara Ísis, da loja online Ominira, que trabalha com brechó e adornos (acessórios e bijuterias), lançou a coleção Sunshine com peças exclusivas feitas sob encomenda para o Carnaval, como tiaras, brincos, plaquinhas e outros acessórios. Neste ano, o produto mais pedido é a tiara. "As mais pedidas têm temas ligados ao clima de liberdade, 'pegação' do Carnaval, frases e palavras de duplo sentido, como, por exemplo: 'Contatinho', 'Oi, sumido' e 'Você chegou ao seu destino'. Outros exemplos estão ligados aos hits musicais atuais e aos clássicos dos anos 90, como 'Amor de Quenga', 'Surtada', 'Tudo Ok' e 'Não Era Amor, Era Cilada'. O que não pode faltar é humor."

Para Mayara, no Carnaval não vale tudo como muitas pessoas pensam. "A festa não pode ser pretexto para o desrespeito ou desculpa para ser racista, homofóbico e transfóbico. Não há criatividade ou homenagem que justifique o racismo expresso. Por exemplo, no blackface da fantasia de nega maluca ou a reprodução das vestimentas dos Orixás."

Por outro lado, a criatividade das cores, brilhos, lantejoulas e muito glitter é liberada. "A gente finge que não, mas muitos brasileiros tendem a ser bem tradicionais e conservadores pra se vestir e usar acessórios. Assim, o Carnaval é a época da 'libertação', quando pode usar brilho e cores. Nós da Ominira achamos que 'Gente é pra brilhar' o ano todo. Então é só escolher o bloquinho, seu look, arrasar com nossos acessórios e se jogar no Carnaval."

Para a maquiagem ficar perfeita, segundo a maquiadora e esteticista Bruna Vançan, é preciso caprichar na preparação da pele, limpando bem e utilizando um primer de qualidade. "A pele pode ser mais leve, para que os olhos chamem bastante atenção. Pode carregar bem nas cores e aplicar bastante glitter nos olhos, acima do blush e até no colo. Na boca, quanto mais cor melhor. Pode se jogar nas cores. No Carnaval tudo pode."

Luis de Paula, do ateliê Lui Arte, está apostando na venda de tiaras, arranjos de cabeça, brincos, ombreiras e pingentes de glitter para o Carnaval. Ele conta que o produto mais procurado é o maxi brinco rainbow. "São diversos modelos, que fazem uma homenagem à comunidade LGBTQ . São levíssimos e não pesam na orelha na hora de curtir a folia."

Para ele, neste Carnaval, vale apostar em maxi acessórios, muita cor e brilho. "A paleta de cores vai de tons vibrantes ao neon, mas o importante é sempre dar o seu toque de personalidade no seu acessório e usar a criatividade para compor o look. Vale desde memes, músicas e hobbys na hora de criar a sua fantasia. O importante é estar confortável e brilhar muito nesse Carnaval."

Diversidade

Quem também está apostando na venda de produtos para o Carnaval é Vera Moreira, do ateliê Delicadezas da Titia. Segundo ela, em 2020, o destaque quando o assunto é acessório é o uso da tiara, que é a mais procurada. "Ainda que neste ano a tendência dos megas brincos veio pra ficar. Já uma tendência que vi menos é a customização de abadás."

As pochetes também tornaram-se tendência desde o ano passado. Para Vera Moreira, o acessório vai bombar nas ruas, principalmente pela praticidade. As ombreiras também vieram forte. Normalmente feitas com fitas coloridas, elas são leves, brilhantes e dão muito movimento. Um acessório que faz até uma camiseta branca ficar a cara do Carnaval. O que vem dentro dessa linha, são as fitas amarradas no braço, que não interferem na roupa, são práticas e dão o mesmo efeito.

Os hotpants (shorts de cintura alta e curtíssimos), segundo Vera, também vão tomar conta das ruas. "As mulheres vão mostrar mais a pele e sem se preocuparem com padrões. Neste caso, o que vale mesmo é assumir seu próprio corpo sem julgamentos, princípio básico do Carnaval. É meu segundo produto em pedidos, só perde pras tiaras."

A grande procura são os produtos mais ecológicos. Os glitters são os biodegradáveis no lugar dos plásticos, que poluem as águas. E as penas estão perdendo lugar (ainda uso muito) para o EVA - espécie de papel emborrachado - com glitter. Além do mais, neste material, Vera criou peças com frases e símbolos. Por exemplo: "Cruz, quero" "Pra desespero do meu ex" "It Malia" "Oi, Sumido" "Fada Sensata" .

Além das frases, acima citadas, as tiaras com signos vêm muito forte, os arco-íris, em tiaras e roupas, o neon e o holográfico em roupas e acessórios. Arcos de flores continuam, assim como enfeites com penas para cabeça. As sereias ainda resistem, mas vêm com menos força. E mesmo batidos, os super-heróis e heroínas aparecem mais nas fantasias infantis. "Aqui apostamos no banimento dos unicórnios e das Fridas", afirma Vera Moreira.