O que colocar no currículo se não tenho experiência?Ícone de fechar Fechar

PRIMEIRO EMPREGO

O que colocar no currículo se não tenho experiência?

Demonstrar interesse e escrever corretamente são fatores primordiais


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O currículo é a principal apresentação do profissional. É uma porta de entrada para o mercado de trabalho e uma forma de descrever sua trajetória: onde estudou, onde trabalhou e quais desafios encarou em sua carreira.

Justamente por isso, quem busca o primeiro emprego pode ter dificuldades de elaborar um currículo. Afinal, o que descrever se não tem nenhuma experiência?

Com um pouco de criatividade e proatividade é possível montar um bom currículo mesmo sem ter experiência profissional. Para ajudar, o Diário entrevistou a psicóloga clínica e organizacional Luma de Castro, que mostrou que é possível montar um bom currículo e conquistar a vaga do primeiro emprego. Confira a seguir:

1. Demonstre interesse em agregar à empresa, descrevendo seu potencial de forma modesta.

2. Tenha uma boa apresentação no currículo, seja formal. Evite gírias, palavrões e linguagem informal demais.

3. Jamais inclua informações falsas, nem meias verdades. Não diga, por exemplo, que já concluiu a faculdade se ainda estiver cursando.

4. Escreva corretamente em seu currículo. Erros gramaticais podem prejudicar sua imagem. Se necessário, peça para alguém revisar o que escreveu.

5. Coloque as suas formações e cursos que já realizou.

6. Faça um currículo organizado com todas as informações coerentes.

7. Deixe claro o seu objetivo na empresa.

Procurando o primeiro emprego? Confira as vagas disponíveis em Rio Preto e região nos Classificados do Diário! Clique aqui e encontre sua oportunidade.

(Colaborou Alana Gabriela)