Alerta: falsos links sobre coronavírusÍcone de fechar Fechar

Diário Tec

Alerta: falsos links sobre coronavírus

Usuários estão recebendo em seus dispositivos links e documentos que contêm malware. Especialista explica sobre essas ameaças


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Circula na internet, principalmente em grupos do WhatsApp e e-mails, links e documentos que supostamente informam os cuidados que a população deve ter para evitar o contágio do coronavírus, atualizações sobre a ameaça e até procedimentos de detecção do vírus. Especialistas da Kaspersky Lab detectaram documentos maliciosos em formatos .pdf, .mp4 e .docx que contêm uma série de ameaças aos dispositivos.

Jorge Luis Nazar Ramoneda, analista de sistemas, programador e técnico em TI, explica que os golpistas virtuais sempre utilizam uma armadilha, ou seja, um assunto que deixa o usuário curioso ou mesmo preocupado, e esse tipo de link malicioso é sempre mais fácil de se espalhar.

Desta vez, malwares estão sendo disseminados em supostas informações sobre o coronavírus, que gera curiosidade e medo nas pessoas. "Quando (os usuários) clicam no link do WhatsApp ou mesmo por e-mail, a pessoa é redirecionada para a armadilha. Uma URL infectada por malwares ataca o dispositivo, deixando vulnerável a documentos pessoais, fotos e contatos, e em certos casos até senhas pessoais."

Na maioria das vezes, os hackers utilizam os contatos para continuar espalhando os links e fazendo cada vez mais vítimas até encontrar alguma com os dados roubados e tentar ganhar dinheiro com isso. "(Podem pedir) resgate em bitcoins ou ainda se passar pela pessoa invadida para pedir dinheiro emprestado, e vários outros golpes", afirma.

Jorge Luis alerta para não abrir esse tipo de link, mesmo que tenha recebido a mensagem de um amigo ou conhecido. "Nunca abra um link, mesmo porque instituições sérias não enviam nada por links."

Caso você tenha aberto algum link falso, o ideal é passar um antivírus e fazer o backup de fotos, vídeos e documentos.

Freepik/Banco de imagens

Nos últimos anos, uma disputa surgiu no mercado de tecnologia: a dos serviços de streaming. A estreia de plataformas como Disney , Apple TV e HBO Max, bem como a reação de Netflix e Amazon, deixaram a briga ainda mais acirrada. De olho nesse movimento, a startup brasileira de conteúdo para crianças PlayKids está diversificando seus negócios: conhecida por seu app que oferece desenhos infantis e atividades lúdicas, a empresa também aposta em jogos para celular. Ao longo de 2019, a empresa alcançou a marca de 9 milhões de usuários ativos por mês para os dois aplicativos de jogos que lançou durante o ano.

(Com Agência Estado)

Reprodução

Aplicativos de Carnaval

A folia do Carnaval já está espalhada. Há quem prefira acompanhar os bloquinhos, quem queira aproveitar uma praia e também quem tire esses dias para descansar. Se você é folião nato e quer curtir com a família e amigos, a coluna Diário Tec separou três aplicativos que podem ajudar durante a folia. Tem dicas de viagem, do melhor preço das passagens e também para os "distraídos" que se perdem dos amigos.

Kekanto

O aplicativo é um guia para quem vai passar o Carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro ou outras 200 cidades cadastradas no app. Os usuários escolhem os melhores destinos por meio de fotos, opiniões e dicas compartilhadas.

Find my Friends

No meio da multidão, muitos foliões acabam se perdendo da família e amigos. Esse aplicativo ajuda para que ninguém curta o Carnaval preocupado. Basta as pessoas se cadastrarem no app e ele compartilha a localização em tempo real.

Voopter

Para quem deixou para programar uma viagem na última hora, esse aplicativo ajuda a encontrar os melhores preços de passagens aéreas. Além disso, o usuário também pode ser avisado quando a passagem estiver no preço ideal. Basta ele colocar o valor que cabe no orçamento que o app avisa quando ela estiver neste preço.

Reprodução

Tempo Real

A nova versão do Google Tradutor está trazendo o modo de tradução em tempo real, ou tradução contínua, como é chamado. O recurso foi lançado para o Google Assistente em dezembro de 2019, com o nome de Modo Intérprete. Com ele é possível traduzir o que você estiver falando para um idioma diferente em tempo real. A ferramenta chegou para facilitar uma conversa entre usuários que não falam o mesmo idioma. Na versão 6.5 do app, a novidade aparecerá como um ícone chamado "Transcrever", ao lado dos ícones "Câmera" e "Conversa".

Uber

U-áudio é o nome do recurso lançado pela Uber nesta segunda, 10, que permitirá que sejam gravados áudios durante as viagens dentro da plataforma. Inicialmente, a ferramenta estará disponível em cinco cidades brasileiras: Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia. O objetivo da funcionalidade é dar mais segurança aos envolvidos nas corridas. Quando a viagem se encerra ou por meio do histórico de viagens, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente que possa comprometer a segurança de ambos e anexar o arquivo de gravação de áudio com apenas alguns toques.

Novo recorde

O Nintendo Switch, atual videogame da companhia japonesa do encanador Mario, chegou à marca de 52,5 milhões de unidades vendidas no final de 2019. Com isso, o misto de console de mesa e videogame portátil superou o Super Nintendo e se tornou o terceiro dispositivo da Nintendo mais vendido da história, atrás apenas do Wii e do Nintendo Entertainment System (NES, ou "Nintendinho" aqui no Brasil). Lançado em 1990, o Super Nintendo teve 49,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, com jogos clássicos como Super Mario World 3, Super Mario 64 e Super Metroid. Os números fazem parte do resultado financeiro da japonesa para o período entre outubro e dezembro de 2019. O bom desempenho do Switch, ajudou a empresa a ter seu maior lucro operacional em dez anos, na casa de US$ 1,54 bilhão de dólares.